Páscoa em Monte Verde (MG): dicas do que fazer e onde se hospedar
Na Páscoa, o vilarejo também ganha decoração temática; confira dicas
Monte Verde (MG) é uma excelente escolha para quem busca dias de descanso em meio à natureza, boa gastronomia e um clima acolhedor.
O charmoso distrito de Camanducaia, localizado no sul de Minas Gerais, combina lindas paisagens com uma atmosfera europeia, tornando-se um destino perfeito para o feriado de Páscoa e Tiradentes.
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
- Alura e Google abrem 180 mil vagas em curso gratuito de IA
- Etecs e Fatecs oferecem cursos gratuitos na área da construção civil
- 3 países baratos para brasileiros tirarem a viagem internacional do papel
Durante o feriado feriado prologando (18 a 21 de abril), a cidade ganha um toque especial com programações temáticas, chocolates artesanais e passeios imperdíveis.
Outra vantagem é que Monte Verde fica a menos de 170 km da capital paulista, ideal para aquela viagem de carro.
Com ajuda da MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), a Catraca Livre selecionou sete dicas de hospedagem, gastronomia e passeios para curtir os feriados da Páscoa e de Tiradentes no vilarejo mineiro.
Páscoa em Monte Verde (MG): dicas do que fazer e onde comer e se hospedar
Degustar chocolates artesanais
A Páscoa pede chocolate, e Monte Verde tem diversas chocolaterias que produzem delícias artesanais. Lugares como Gressoney, Chocolateria Monte Verde e Sabor Chocolate oferecem desde bombons finos até fondue de chocolate, perfeito para os dias mais frescos.
Trilhas e piquenique na Serra da Mantiqueira
Para quem gosta de aventura, um passeio de quadriciclo ou jipe 4×4 pelas trilhas da Serra da Mantiqueira é uma ótima pedida. As rotas levam a mirantes incríveis, como a Pedra Redonda e a Pedra Partida, proporcionando vistas panorâmicas da região.
https://www.instagram.com/p/C5_aRvrOYzN/
A Agência Araukaria Brazil oferece trilhas ecológicas e passeios em um sítio ecológico de 140 mil m² na Serra da Mantiqueira. São três opções de pacotes de piquenique, com preços que variam de R$ 200 a R$ 380.
Gastronomia variada
Caminhar pela Avenida Monte Verde, a principal do vilarejo, é outra opção de passeio. A via é repleta de restaurantes charmosos e lojinhas de produtos típicos. Durante o feriado, muitos estabelecimentos oferecem menus especiais de Páscoa, com pratos como truta, fondues e o tradicional cordeiro assado.
O Restaurante Alameda Suíça possui um aconchegante ambiente de dois andares, gastronomia diversificada e decoração requintada. Para o feriado da Páscoa a pedida é o Bacalhau à la Crème, servido em cesta de massa folhada, acompanhado de arroz com brócolis e tomate confit, finalizado com gema curada e azeite encapsulado.
Para quem busca lembrancinhas, o Espaço de Arte Cristina Bottallo oferece uma série de itens de artesanato para decoração, como louças e enfeites especiais, coelhos e miniaturas. Além disso, a pintura artística Bauer, considerada patrimônio cultural do vilarejo mineiro, também está presente em peças de Páscoa como ovos de madeira, ovos naturais pintados, pratos, caixas e decorações para portas.
Onde se hospedar
Monte Verde tem ótimas opções de pousadas e chalés com lareira, hidromassagem e até ofurôs com vista para as montanhas.

Entre elas, a Pousada Valle das Flores possui chalés e suítes modernas e bem decoradas, equipadas com ar-condicionado quente e frio, ofurô e hidromassagem, lareira, frigobar e smart TV.
Outra vantagem é que fica a apenas 300 metros do centrinho de Monte Verde. Para hospedagem em abril e maio, a pousada oferece 15% de desconto no valor das diárias.

Para que busca um pouco mais de tranquilidade, a Pousada das Videiras é uma boa opção. Localizada a 1,5km do centro a hospedagem oferece estrutura de lazer completa, como piscina coberta climatizada, sauna seca mista, sala de jogos, spa com hidroterapia, vinhoterapia.
Com algumas de suas suítes equipadas com hidromassagem, o estabelecimento está oferecendo 20% de desconto no valor das reservas para o período do feriado de Páscoa.