Pernambuco recua e barra cruzeiros em Fernando de Noronha

Ao contrário do que foi anunciado no começo do mês, a liberação dos cruzeiros ficará restrita ao continente

Após repercussão negativa, o governo de Pernambuco recuou da decisão de liberar navios de cruzeiros em Fernando de Noronha.

A volta dos cruzeiros marítimos ao arquipélago foi anunciada pelo governo do estado em entrevista coletiva no dia 11 de novembro. A medida valeria já para a atual temporada 2021/2022.

Pôr do sol na praia da Cacimba do Padre, como o Morro dos Dois Irmãos em destaque, em Fernando de Noronha (PE)
Créditos: Reuber Duarte/iStock
Pôr do sol na praia da Cacimba do Padre, como o Morro dos Dois Irmãos em destaque, em Fernando de Noronha (PE)

Diferente do divulgado na última quinta-feira (11), a liberação de cruzeiros em Pernambuco está restrita ao Recife. Fernando de Noronha não está incluído nessa permissão, uma vez que o arquipélago segue critérios rígidos de proteção ambiental. As temporadas regulares de cruzeiros em Noronha estão suspensas desde 2013”, informa a nota do governo pernambucano

As viagens regulares de navio de passageiros a Fernando de Noronha estão suspensas desde 2013. Apenas poucos cruzeiros fizeram escalas na ilha nos últimos anos.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Pernambuco vem sofrendo pressão do governo federal para liberar a volta das rotas regulares de navios de cruzeiros. O governo do estado é o responsável por autorizar a realização desse tipo de turismo por meio de emissão de licença para as viagens.

Navio Vasco da Gama foi um dos que realizava cruzeiros para Fernando de Noronha até 2013
Créditos: Divulgação/Administração de Fernando de Noronha
Navio Vasco da Gama foi um dos que realizava cruzeiros para Fernando de Noronha até 2013

No ano passado, o atual ministro do Turismo, Gilson Machado, chegou a anunciar o retorno dos cruzeiros marítimos a Fernando de Noronha à época em que era presidente da Embratur.