Últimas notícias:

Loading...

Pesquisa revela as sensações mais associadas às férias

Sons das ondas, cheiro do mar e textura da areia: sensações mais associadas às férias pelo brasileiro comprovam a paixão pelas praias

Por: Redação

Sons das ondas, cheiro do mar e textura da areia. Essas são algumas das sensações mais associadas às férias pelo brasileiro, segundo uma pesquisa da Booking.com.

E é fácil entender o porquê dos destinos praianos habitarem a lista de desejos dos brasileiros ao planejar os dias de descanso. Afinal, são mais de 7 mil quilômetros de litoral com uma variedade infinita de praias.

Pesquisa revela as sensações mais associadas às férias
Crédito: Grinvalds/iStockPesquisa revela as sensações mais associadas às férias pelos brasileiros

O levantamento feito em outubro com 1.000 viajantes do país revelou os cheiros, os sons, as texturas e os cenários específicos que os turistas mais relacionam às viagens, e em todas as listas despontam experiências litorâneas.

Com relação aos cenários mais relacionados às férias, 75% dos brasileiros apontaram o nascer ou pôr do sol à beira mar, seguido de paisagem montanhosa (55%); cenários aquáticos, como lagos e rios (40%); hotéis (40%) e palmeiras (32%).

Quando perguntados quais paisagens mais gostam de admirar em uma viagem, 64% dos entrevistados optaram por uma praia paradisíaca deserta, com águas cristalinas e areia branca. Já a visão de um pequeno vilarejo, rodeado de montanhas verdes e lagos, ficou em segundo lugar, com 48%.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Já os odores mais associados às férias pelos brasileiros são: cheiro de mar e praia (73%); mato e campo (54%); ar puro (45%); temperos e especiarias (36%) e café da manhã de hotel (34%).

Em relação aos sons mais relacionados às férias, a grande maioria citou o barulho das ondas do mar quebrando na praia (70%), seguido de pássaros cantando (57%); sons de cachoeira (44%); música ao vivo (30%) e comida sendo preparada (29%).

férias sensações pesquisa
Crédito: DisobeyArt/iStockPesquisa revelou os cheiros, os sons, as texturas e os cenários específicos que os turistas mais relacionam às viagens de férias

A lista continua com os sonos mais relacionados a aeronaves, como turbinas de avião (27%) e alto-falante de aeroporto (22%).

No quesito texturas mais associadas às férias, os brasileiros citaram areia da praia (74%); água do mar ou da piscina (53%); grama (42%); pele bronzeada ou queimada de sol (32%) e pedras de rio (30%).

Visão e paladar

A pesquisa também constatou que a visão e o paladar são os sentidos mais aproveitados quando os brasileiros viajam, dado que admirar uma paisagem diferente é a experiência que 62% deles mais relacionam às férias, seguida de provar um prato típico (19%).

férias pesquisa
Crédito: Skynesher/iStockMergulhar no mar está entre as preferências dos brasileiros quando viaja

Além disso, três em cada quatro brasileiros (74%) disseram preferir mergulhar no mar, em vez de na piscina, e um número similar (75%) associam as férias a um clima quente.

Por fim, no ranking das maiores saudades relativas às viagens, a ausência de preocupações e a descoberta de novos lugares figuram em primeiro lugar, com 53%, seguidos da sensação da brisa do mar no rosto (47%) e de provar um novo prato (40%).