Últimas notícias:

Loading...

Plataforma do Google oferece tour virtual por museus de Portugal

Google Arts & Culture coloca a um clique de distância grande parte do conteúdo cultural português

Por: Redação

Nos últimos anos, Portugal se consolidou como um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros. Além de belas paisagens, do patrimônio cultural e da rica culinária, a familiaridade com o idioma tem sido um dos principais fatores pela escolha do país para passar as férias ou mesmo mudar para outro continente.

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura portuguesa, a plataforma Google Arts & Culture conta com um acervo inédito com mais de 3.000 obras, oriundas de 22 instituições culturais do país, entre elas Torre de Belém, Mosteiro dos Jerônimos e Museu Nacional dos Coches.

Museu Nacional do Azulejo
Crédito: DivulgaçãoObra “Grande panorama de Lisboa”, por Gabriel del Barco, de 1.700, exposta no Museu Nacional do Azulejo

Em colaboração com o Ministério português da Cultura e da Direção-Geral do Patrimônio Cultural, o projeto Portugal: Arte e Patrimônio reúne ao todo 80 exposições digitais e 20 tours virtuais.

Entre eles, é possível fazer um passeio virtual no Google Earth pelos olhos do poeta Fernando Pessoa e conhecer os lugares que o inspiraram.

O internauta ainda mergulhar na história da rainha póstuma Inês de Castro, conferir os icônicos azulejos e conhecer algumas conexões históricas de Portugal com o Brasil, como a primeira imagem de um índio brasileiro na arte europeia.

Torre de Belém
Crédito: Ljupco/iStockEntre os acervos que podem ser visitados estão o da Torre de Belém, em Lisboa

Há mais de mil obras capturadas em Art Camera do Google, tecnologia que captura as imagens em super alta resolução para permitir que você navegue por cada detalhe de uma obra de arte — e descubra detalhes que poderiam passar despercebidos a olho nu.

As coleções estão disponíveis no site g.co/portugalartandheritage e aplicativo do Google Arts & Culture.