Poço Azul é atração imperdível da Chapada das Mesas

Região abriga 22 rios perenes, mais de 400 nascentes catalogadas e 89 cachoeiras oficiais

Trilhas, cânions e turismo rural. Se você gosta de tudo isso, o seu destino é a Chapada das Mesas.

Mas se você preferir poços de águas, extremamente, cristalinas, escondidas entre paredões rochosos e mata fechada, a sua próxima parada é em Riachão, um dos dez municípios que formam essa chapada, no sul do Maranhão.

Chapada das Mesas
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em PautaEncanto Azul,um dos poços de águas cristalinas de Riachão, município da Chapada das Mesas, Maranhão

A cidade fica a 135 km de Carolina, a principal porta de entrada para a Chapada das Mesas, cujo setor rural guarda algumas das atrações mais famosas do destino.

Tudo isso devido à alta concentração de carbonato de cálcio, uma espécie de filtro mineral que deixa as águas locais, extremamente, cristalinas e de tons azulados.

E quando você chega em um deles o titulo de ‘Paraíso das Águas’ começa a fazer sentido.

Só para você ter um ideia, a Chapada das Mesas abriga 22 rios perenes, mais de 400 nascentes catalogadas e 89 cachoeiras oficiais (13 delas só no interior do Parque Nacional da Chapada das Mesas).

Quando ir

Para não se desencantar com o excesso de visitantes que costumam lotar o Poço Azul, procure chegar cedo ou evitar, na medida possível, finais de semana e feriados.

Os tons azulados ficam mais intensos com a incidência de luz no interior dos poços. Por isso, programe-se para visitar o local nos horários de sol.

Carolina, no Maranhão
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em PautaPôr do sol no rio Tocantins, próximo a Carolina, no Maranhão

No Encanto Azul, por exemplo, a luz costuma entrar entre às 9h30 e às 11h30. Já no inverno local, que vai de janeiro a abril, aproximadamente, a luz é melhor das 12h às 15h30, segundo guias locais.

Embora a alta temporada costume ser durante feriados prolongados e nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), a melhor época  para visitar a região vai de maio a setembro, quando o fim das chuvas deixa as águas locais mais cristalinas.

Como chegar

Os atrativos não contam com linhas de ônibus regulares, por isso é necessário alugar carro ou contratar serviços de transfers, em Carolina.

A melhor opção para visitar a região é o aeroporto de Imperatriz, a 220 km de Carolina, a cidade com melhor infraestrutura da Chapada das Mesas.

Chapada das Mesas
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em PautaCachoeira de São Romão, no Parque Nacional da Chapada das Mesas, no Maranhão

O terminal local recebe voos diretos de São Paulo ou com escalas, em Brasília, operados apenas pela Azul e pela Gol. Uma alternativa é o voo que parte de São Paulo para Araguaína, no norte de Tocantins e a cerca de 120 km de Carolina, com a Passaredo.

De ônibus até Carolina (www.jr4000.com.br), são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.

Parque Nacional da Chapada das Mesas

Com 160 mil hectares de área preservada, foi criado em 2005 e é um dos parques nacionais do Brasil, na divisa do Maranhão com o Tocantins.

No entanto, o parque conta com apenas duas atrações, oficialmente, abertas ao público: a Cachoeira do Prata e a de São Romão.

Localizados a pouco mais de 80 km de Carolina, cidade que serve como base para quem visita a região, os atrativos só devem ser visitados com carros 4×4, devido ao terreno irregular que dificulta (e atola) a passagem de carros sem tração nas rodas.

Compartilhe:

Autor: Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
4
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
5
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
6
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
7
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
8
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …