9 coisas que você precisa saber antes de fazer um cruzeiro

Informar

Pôr do sol em Carolina é atração no Maranhão; veja vídeo

Cidade serve como base para quem visita a Chapada das Mesas

Por: Viagem em Pauta | Comunicar erro

O rio Tocantins é um divisor natural entre os municípios de Carolina, no Maranhão, e Filadélfia, no Tocantins.  E é dali que partem as voadeiras até a Pedra Encantada, um dos destaques naturais desse destino do sudoeste maranhense.

Essa formação rochosa com oito metros de altura fica em uma área alagada que surgiu com a construção da hidrelétrica de Estreito, a 100 km dali. As águas calmas e quentes desse lago, a 22 km do centro de Carolina, são perfeitas para banhos durante o pôr do sol.

Pôr do Sol em Carolina (Maranhão)

Neste vídeo você conhece duas atrações que valem a visita durante o pôr do sol em Carolina, cidade que serve de base para quem vai à Chapada das Mesas. Conheça a Pedra Encantada e o Portal da Chapada: https://wp.me/p4ZHgw-9Dj

A viagem é feita pelo rio Tocantins, o segundo maior rio, totalmente, brasileiro, cujos finais de tarde sobre os platôs da região são uma das experiências mais cenográficas de uma viagem pela Chapada das Mesas, o principal destino da região.

E é, no final do dia, que a gente entende o título de Pedra Encantada.

 Carolina, Maranhão
Crédito: Eduardo VessoniPedra Encantada, a 22 km de Carolina, no Maranhão

O pôr do sol pode ser visto também em outro endereço, mais próximo de Carolina e por vias
terrestres.

Com acesso pela BR-010, o Portal da Chapada tem acesso por uma trilha íngreme e sobre areia, com cerca de 300 metros de extensão. É ali que uma fenda natural emoldura a Chapada das Mesas, bem aos nossos pés, e com o Morro do Chapéu, ao fundo.

Chapada das Mesas
Crédito: Eduardo VessonPortal da Chapada, em Carolina, no Maranhão

Como chegar

Carolina, cidade que serve como base para quem visita a Chapada das Mesas, fica a 220 km de Imperatriz, cujo aeroporto recebe voos da Azul e da Latam.

Para esta reportagem, o Viagem em Pauta teve apoio da Cia do Cerrado, agência que atua na região com transfers do aeroporto de Imperatriz até Carolina e pacotes de 2 a 6 dias de duração, com acomodação na Pousada do Lajes.

Parque Nacional da Chapada das Mesas (Maranhão)

O Parque Nacional da Chapada das Mesas tem 160 mil hectares, aproximadamente, e foi criado em 2005, uma das áreas de preservação mais novas do Brasil. Na divisa do Maranhão com o Tocantins, o parque conta com apenas duas atrações, oficialmente abertas ao público: as cachoeiras do Prata e de São Romão.

De ônibus até Carolina são cerca de quatro horas de viagem ou três horas, em transfers particulares, a partir de Imperatriz.

Cumuruxatiba é um dos últimos litorais intactos da Bahia

Compartilhe:

Autor: Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.