Por falar em primavera, saiba onde fica a capital nacional das flores

Não dá para falar em primavera sem falar de flores. E não dá para falar em flores sem falar de Holambra

Por: Todas as Mães em Viagem

É certo que a chegada da primavera não foi das mais triunfantes, dada às baixas temperaturas e o clima de inverno justamente nessa semana. Mas não vamos deixar de celebrar o início da primavera! Então que tal conhecer um pouco mais sobre Holambra, a capital nacional das flores?

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemHolambra, responsável por metade do comércio de flores do Brasil

Holambra fica no interior de São Paulo, a 140 km da capital e 35 km de Campinas. Estive na cidade neste mês de setembro e mostrei as principais atrações nos stories do Instagram da Catraca Livre Viagem. Se você não viu, é só procurar pelos destaques os stories.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemÁrvores de tamancos na Expoflora

O nome da cidade vem da junção de HOLanda AMérica e BRAsil! A cidade é uma antiga colônia holandesa, que chegou na região em 1948. A tentativa inicial dos primeiros holandeses que fundaram a colônia era trazer gado da Holanda para produzir leite e abastecer o mercado regional. Mas, por conta da distância do porto de Santos e das doenças tropicais, poucos gados chegavam vivos em Holambra, coitadinhos :(

Foi só em 1951 que novas famílias vindas da Holanda resolveram produzir flores e, para divulgar o comércio, resolveram mais tarde criar a Expoflora. Hoje é simplesmente a maior mostra de flores da América Latina. A Expoflora já está na 38a edição e vai até o dia 29 de setembro, último final de semana do mês. Fiz um outro post aqui só sobre a Expoflora.

Dancas tipicas na Expoflora

Visita aos Campos de Flores

A cidade, com 14 mil habitantes, é responsável por nada mais nada menos que metade do comércio de flores do Brasil todo!!! Até as placas de trânsito têm o formato de flores. É flor pra todo o lado! Portanto, nada mais justo que visitar os campos de flores. Passeio imperdível, eu diria até que obrigatório para quem vai a Holambra.

Esse passeio só pode ser feito com agências credenciadas, por se tratar de fazendas particulares. A agência que contratamos nos buscou no hotel e fomos de ônibus conhecer duas fazendas, uma de gérberas e girassóis e outra de crisântemos.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemPlantação de crisântemos em Holambra

Durante o passeio, ouvimos muitas histórias do nosso guia a respeito da história, cultura e tradição de Holambra, o que tomou a viagem mais enriquecedora ainda! ⁣Ah, tem muita gente que contrata outro tipo de visita, mais voltada para o ensaio fotográfico. Ensaio de família, gestante, pré-casamento, de moda ….as fotos ficam maravilhosas! ⁣

Já vou logo avisando: não existem plantações de tulipas, flores típicas da Holanda, abertas para visitação em Holambra. E para os apaixonados por girassóis, a temporada geralmente é em agosto. Nós só vimos um pouquinho do que “sobraram” dos girassóis…

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemSe prepare para tirar muitas fotos nos campos de flores: é lindo!!

Holambra além das flores

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO Portal de Holambra: até as placas de trânsito têm o formato de flores

A cidade – que, aliás, só foi emancipada politicamente e reconhecida como tal em 1991 – tem muito charme e oferece alguns passeios bem simpáticos para fazer! Você pode, inclusive, contratar um city tour com as agências de turismo e conhecê-la em um dia inteiro (com crianças pequenas sugiro um dia a mais para conhecer tudo calmamente).

As referências holandesas estão por toda a parte, desde a culinária até a arquitetura. Comer em um dos restaurantes que se dedicam ao sabor da cozinha holandesa deve fazer parte do seu roteiro!

Moinho dos Povos Unidos 

Um dos cartões postais da cidade, o Moinho dos Povos Unidos é uma cópia fiel aos moinhos holandeses. Foi construído em 2008 para celebrar o aniversário de 60 anos da imigração holandesa. Com cinco andares temáticos abertos à visitação, o Moinho tem aproximadamente 38 metros.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemCópia fiel aos moinhos holandeses, inaugurado em 2008

Deck do Amor

Fica em frente ao Lago Vitória Régia e é inspirado na ponte dos cadeados de Paris. A tradição manda os casais colocarem um cadeado na grade com seus nomes e assim ficarão juntos para sempre. Como sou a louca das tradições (hahaha) fui logo colocando o nosso. Para quem não sabe, em Montevidéu, no Uruguai, existe a Fonte dos Cadeados e eu também coloquei o nosso cadeado quando estivemos lá (rs).

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO deck do amor no lago Vitória Régia

Boulevard Holandês

Fica na Rua Dória Vasconcelos e é lá onde se concentram alguns restaurantes, bares e lojinhas. Conhecemos o Casa Bela e Martin Holandesa, ambos com culinária típica holandesa. Ainda dei uma passadinha no Armazém Yah Yah para comprar os famosos Stroopwafel da marca Oma Beepie, que dizem ser a melhor.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO Boulverad Holandês é um pequeno trecho com restaurantes e lojinhas de souvenirs

Ainda ficaram faltando o  Parque Van Gogh, o letreiro “Eu Amo Holambra”, na Praça dos Coqueiros, e o Museu de Holambra, que conta sobre a imigração holandesa na cidade.

Lojas de flores

Obviamente a cidade é muito bem servida de lojas de flores! Na volta para casa fiz umas comprinhas de plantas e flores. Não tem como resistir, né, gente?

Só se lembre de reservar um pedacinho no porta malas para as flores! ;)

Por: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …