Pousada pet friendly em Monte Verde se adapta pela pandemia

Morada das Nuvens fica a 1700 m com vista para Serra da Mantiqueira

Por: ladobviagem

Só é possível passear com máscara em toda Monte Verde, distrito de Camanducaia, destino no sul de Minas Gerais. A regra vale, inclusive, em pousadas e hotéis.

Objetos foram retirados dos quartos, limpeza e desinfeção são rigorosamente executadas, conforme as regras da Vigilância Sanitária, e as áreas como piscina e sauna não podem ser usadas.

Mas a vista da Serra da Mantiqueira, a 1.700 metros de altitude, continua a mesma na Morada das Nuvens, pousada pet friendly que se adaptou às novas regras e recebe famílias com cachorros de qualquer porte.

Monte Verde
Crédito: Andrea Miramontes / @ladobviagemMaga e Juju aproveitam sol a 1.700 m de altitude na Morada das Nuvens

Medidas para evitar coronavírus

Desde junho, hotéis, pousadas, bem como bares, restaurantes e comércio de Monte Verde reabriram com restrições.

“Retornamos com o máximo da capacidade permitida. Fizemos as modificações pedidas, como retirada de objetos e limpeza reforçada, além de disponibilizar  álcool em gel”, conta Flávio Gonçalves Marx, proprietário da Morada das Nuvens.

A partir desta quinta-feira, 30,  hotéis e pousadas do destino poderão operar com, no máximo, 60% da sua capacidade. Antes, o limite era de 40%.

A Morada das Nuvens hospeda em suítes que já são distantes entre si. O café da manhã é individual à la carte.

Para segurança, durante a viagem pet friendly, são indispensáveis os cuidados com cachorros durante a pandemia, como limpeza das patinhas a cada saída do quarto.

Piscina e sauna estão fechadas e só reabrem quando tudo passar.

Delícias artesanais

Com mesas distantes uma das outras, o dia nas montanhas começa no café da manhã com pães caseiros quentinhos, feitos com ervas, flores e frutas colhidas lá mesmo na pousada.

Monte Verde
Crédito: Andrea Miramontes/ @ladobviagemCafé da manhã artesanal tem geleias, pães e bolos feitos lá mesmo

Os proprietários da Morada das Nuvens amam gastronomia e fizeram curso de panificação na França. Todo conhecimento é aplicado no café da manhã.

Bolos orgânicos de frutas do jardim, receitas criativas com papoula, crepes e ovos especiais com flores de manjericão acompanham o café, a 1.700 m.

Monte Verde
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemOvo poché com flor de manjericão da pousada costuma ficar famoso entre os hóspedes

Dogs podem passear no jardim, de frente para os quartos. Se o seu cachorro for agitado, sem-noção ou desobediente, aconselho andar sempre com a guia.

Primeiro porque o lugar é todo cheio de ervas e flores, e ninguém quer ter a surpresa de pegar buracos no jardim.

Depois, porque a pousada foi construída em um terreno em desnível, no alto das montanhas. Assim, seu cachorro pode se machucar se escorregar em alguma das descidas.

Sob sua observação, não terá problemas, e vocês vão curtir a vista mais linda que Monte Verde pode oferecer.

Maga (@patasaoalto) passeia no jardim da pousada, composto por árvores frutíferas, ervas e mais plantas usadas na gastronomia

Quartos e pets

Morada das Nuvens é uma das pousadas mais antigas do destino a aceitar pets. Há 20 anos cães de todos os tamanhos são muito  bem-recebidos.

Uma das inspirações para receber os filhos de focinho foi Doux (doce, em Francês), uma Old English Sheepdog, a mesma raça da famosa cadela Priscila, da TV Colosso.

Mas ela já se foi. Hoje, o novo hostess da pousada é Marmaduke, lindo, gigante e simpático.

Crédito: Andrea Miramontes / @ladobviagemAdotado, Marmaduke é o hostess da pousada em Monte Verde (MG)

Em tempo de coronavírus, por mais fofo que ele seja, mantenha distância. Não é hora para afagarmos o cão alheio, nem socializarmos os nossos em aglomeração de cães.

Crédito: Andrea Miramontes / @ladobviagemMaga e Juju (@patasaoalto) aproveitam sol a 1.700 m de altitude na Morada das Nuvens

São 10 suítes, algumas com hidromassagem dupla. Todas aceitam dogs  e estão em meio à Serra da Mantiqueira, com vista privilegiada.

Fui com minhas duas cachorras grandes, Maga e Juju, antes da pandemia. Ficamos em um quarto cujo acesso é sem escadas, pois Maguinha tem artrite.

Passeios com o pet

A pousada fica no alto da montanha, bem no caminho para as trilhas mais famosas da região, como Platô, Pico do Selado, Chapéu do Bispo e Pedra Partida.

Mas essas trilhas pesadas são aconselhadas para cachorros novos, cheios de energia e que estão acostumados com exercícios.

Crédito: Andrea Miramontes/ @ladobviagemSacada de uma das suítes da pousada pet friendly Morada das Nuvens, em Monte Verde (MG)

Como minhas cachorras são idosas, preferi pular essas aventuras e caminhar na rua principal de Monte Verde, que é supercharmosa.

Para ir da pousada à rua principal, cheia de lojinhas e restaurantes, é preciso descer a ladeira de terra de carro. Não precisa de um 4×4.

A própria cidade é bastante pet friendly. Ao andar pela avenida o lugares costumam aceitar muito bem seu filho de focinho.

Como agora tudo se adaptou às novas normas da Vigilância Sanitária, estabelecimentos comerciais acima de 150 m² funcionam com no máximo, 10 clientes por vez (antes, eram 6 clientes), com distanciamento mínimo de dois metros.

Compartilhe:

Por: ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os blogs Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.