Últimas notícias:

Loading...

Festival gastronômico e baleias jubarte agitam Prado (BA)

Em sua 15ª edição, Festival Gastronômico reúne mais de 70 bares e restaurante do destino no sul da Bahia

Por: Redação

Até o dia 17 de outubro, a cidade de Prado, no sul da Bahia, realiza seu tradicional Festival Gastronômico e Cultural, que este ano conta com mais de 70 babbres e restaurantes participantes. Outra atração do destino é o avistamento de beleias jubarte.

A expressiva quantidade de bares e restaurantes participantes aponta para o sucesso das medidas adotadas pelo município na retomada do turismo, dentre elas a inclusão de seus principais distritos no festival: Guaratiba, Cumuruxatiba e Corumbau.

Prado Bahia Jubarte
Crédito: DivulgaçãoUm dos pratod do 15º Festival Gastronômico e Cultural; avistamento de baleias jubarte também é atração

Em sua 15ª edição, o festival tem como  tema “Pé na Areia e Sabor de Mar” – uma homenagem à riqueza que essa bela porção do litoral baiano oferece. As categorias incluem prato principal, petiscos, lanches, sobremesas e também drinques.

Temporada de baleias jubarte em Prado

Mas nem só de gastronomia vive o destino baiano, localizado na “Costa das Baleias“. Em outubro, além de saborear deliciosos pratos, os visitantes podem agendar passeios para a observar as jubartes que, nesta época do ano, fazem seu balé aquático na costa do sul da Bahia.

Prado baleias jubarte
Crédito: Divulgação/Pousada Casa de Maria/Agência de Notícias KopkeA temporada de baleias jubarte na costa de Prado (BA) vai até novembro

A temporada de baleias jubarte tem estimulado o turismo de observação no litoral brasileiro. Em busca de temperaturas mais amenas para se reproduzir, a espécie deixa as águas geladas da Antártica e viajam mais de 4 mil km, chegando até Abrolhos, na Bahia.

As jubarte podem chegar a 16 metros de comprimento e 40 toneladas. São amáveis e normalmente viajam em pequenos grupos. Estima-se que no Atlântico Sul a população chegue a 20 mil.

Um dos melhores lugares do mundo para avistar as jubarte é Prado, no sul da Bahia, região conhecida por Costa das Baleias.

Para contemplar o show dessas gigantes é preciso pegar um barco. As embarcações saem de Prado, Cumuruxatiba ou Corumbau.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


A Pousada Casa de Maria tem parceria com o receptivo turístico Catavento Tour, especialista em passeios e trilhas na região.

Prado sul da Bahia
Crédito: Márcio Filho/MTurPrado (BA) tem praias com águas que variam entre tons de azul e verde

Além da contemplação das baleias, outro atrativo é o passeio até o arquipélago de Abrolhos, que fica a 75 km da costa baiana. Na viagem, é possível conhecer um pouco mais sobre a preservação ambiental, a vida marítima e as ilhas que recebem as baleias jubarte todos os anos, de julho a novembro.

sul da Bahia
Crédito: Márcio Filho/MTurAs falésias na praia do Farol, em Prado, no sul da Bahia

Além de Abrolhos, os visitantes ainda podem conhecer outros pontos de importância histórica como o Monte Paschoal, primeiro ponto brasileiro a ser avistado pelos portugueses em 1500 na época do descobrimento.

Outra opção de passeio oferecido pela Catavento Tour é conhecer as belezas maturais de Prado, como praias ainda quase selvagens e as grandes falésias. O litoral do município baiano tem 84 km de extensão, com o mar de águas mornas e cristalinas, que variam entre tons de azul e verde.

Compartilhe: