Prado, no sul da Bahia, tem praias e cenários de tirar o fôlego

São 84 km de praias semi-virgens e admiráveis para você desfrutar uma a uma

Por: Redação

São 84 km de praias semi-virgens e admiráveis para você desfrutar uma a uma, com total sossego e sem aquela agitação de lugares mais badalados. Além disso, foi aqui que Cabral avistou o Monte Pascoal. Quer mais? Conta com boa infra-instrutora, total tranquilidade, diversos opções de passeios e lazer para todos os públicos, incluindo famílias. Estamos falando de Prado, município de 36 mil habitantes, localizada no sul da Bahia, na Costa das Baleias.

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiBarra do Cahy, em Prado, no sul da Bahia, é considerada a 1ª praia do Brasil

Visitada com muita freqüência, esse paraíso possui praias que são um verdadeiro oásis e um colírio para os olhos de qualquer passeante. Suas águas cristalinas, alternando entre tons de verde e azul, com falésias, arrecifes e areias, contrastam de forma harmônica com um cenário surreal.

Nessa época agências e hotéis começam a fazer passeios exclusivos para observar essas baleias, fazer mergulho, visitar o arquipélago de Abrolhos e locais turísticos do litoral baiano. As saídas para o Arquipélago de Abrolhos é feita na cidade de Caravelas, distante 50 km de Prado.

Arquipélago de Abrolhos
Crédito: Eduardo AndreassiAtobás no Arquipélago de Abrolhos

A Pousada Casa de Maria, investe sozinha na divulgação da cidade durante o ano inteiro, oferecendo uma boa hospedagem, indicando e indicando restaurantes e guias credenciados, passeios até Abrolhos e até locação de veículos para os turistas que assim desejarem.

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiBaleia jubarte em Abrolhos

Para os que desejam só visualizar os espetáculos das baleias, há saídas de Prado e Curumuxatiba a preços bem camaradas. Consulte um guia especializado.

Praias e cenários de tirar o fôlego

Prado

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiIgreja Nossa Senhora da Purificação, conhecida como a Matriz de Prado

Praias calmas e falésias formam o cenário de Prado. Situada a cerca de duas horas de Porto Seguro, a pequena cidade de Prado possui dezenas de praias a serem (re) descobertas e vivenciadas. Citamos aqui algumas delas, mas tenham a certeza que há muito mais a ser visto e admirado.

Barra do Cahy

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiBarra do Cahy, em Prado, no sul da Bahia

A primeira praia do Brasil. No local paradisíaco, a praia de águas claras se encontra com um rio. Há ainda grandes falésias e muitos coqueiros. Do mar na Barra do Cahy é possível avistar o Monte Pascoal, que fica cerca de 60 quilômetros da cidade de Porto Seguro e que, segundo os registros históricos, teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral e sua tripulação.

Cumuruxatiba

Distrito do município de Prado é uma vila de pescadores, repleta de belas praias, pousadas e ótima gastronomia.

Tem dezenas de quilômetros de praias de rara beleza. Lá ocorre um fenômeno verificado em poucos lugares do mundo: a maré vazante. A viagem de Prado até Cumuruxatiba tem cerca de 30 km por terra, durando aproximadamente uma hora.

Ponta do Corumbau

Crédito: Eduardo AndreassiÍndios fazem a travessia de turistas na praia do Corumbau

Considerada uma das mais lindas do Brasil, possui 15 km de praia deserta com água cristalina e coqueirais à beira-mar. As falésias de tons variados permitem uma contemplação da natureza.

Os passeios de barcos e escunas mostram toda beleza do encontro das águas do rio com o mar, formando belíssimas piscinas naturais na maré baixa.

Praia do Tororão

Crédito: Eduardo AndreassiVista da praia do Tororão

Mar claro e falésias de variados tons que chegam a 30 metros de altura. O maior charme do lugar e de beleza única é uma pequena cascata de água doce que desce das falésias e vai direto para o mar, proporcionando uma visão espetacular. Fica a 18 km do centro de Prado.

Praia da Amendoeira (ou Viçosa)

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiAs falésias da praia da Amendoeira

Na região norte da cidade de Prado, a 7 km de Prado e entre as praias da Paixão e do Farol, está localizado a Praia da Amendoeira (ou Praia da Viçosa). Pelo fato de ter a proteção dos recifes, é um bom local para banhos.

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiVista da praia da Amendoeira a partir do Mirante das falésias

É uma praia deserta, por isso, existe pouca estrutura de barracas. Suas falésias de cor laranja e avermelhada com pouca vegetação contrastam com o cenário paradisíaco da praia, que não possui coqueiros, mas sim uma amendoeira, muito sol e mar. Do alto das falésias, um mirante natural mostra uma visão panorâmica da praia.

Praia das Ostras

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiA praia das Ostras tem águas calmas e transparentes

Localizada a alguns quilômetros da área central da cidade; tem águas calmas e transparentes. Em alguns períodos do ano formam-se piscinas naturais à beira mar.

Praia da Japara Grande

Distante 22 km de Prado, é uma praia deserta com altas falésias coloridas. O mar é propício para banho durante as marés; é cortada pelo Rio Japara Grande, que parte do manguezal da região. Boa para pesca, esportes à vela e nudismo.

Praia do Moreira

Prado, sul da Bahia
Crédito: Eduardo AndreassiA praia do Moreira fica a 40 km de Prado

Praia semi-virgem, de águas calmas, onde na maré baixa aparecem grandes piscinas naturais nos arrecifes, povoadas de peixes coloridos.

Local ideal para relaxar e apreciar as belezas naturais. A praia do Moreira está a 8 km ao norte de Cumuruxatiba e 40 km de Prado.

Terra à vista

Conheça o Monte Pascoal

Monte Pascoal
Crédito: Eduardo AndreassiO Monte Pascoal possuiu 536 metros de altura e está localizado próximo ao município de Itamaraju, na Bahia

O morro que lhe dá nome foi o primeiro avistado por Álvares Cabral, em 22 de abril de 1500, quando chegou ao Brasil. Mais do que conservar a história, o Parque Nacional de Monte Pascoal possui a mais importante reserva de Mata Atlântica do sul da Bahia, na região que é conhecida como Costa do Descobrimento.

Os diversos atrativos ecoturísticos existentes no parque proporcionam a realização de diversas atividades recreativas como caminhadas em trilhas e praias, banho de mar ou rio, contemplação da natureza, observação de fauna e flora, canoagem, passeio de barco no rio, participação de manifestações culturais indígenas, vivência do modo de vida local, degustação da culinária indígena, compra de artesanato, entre outras.

Monte Pascoal
Crédito: Eduardo AndreassiNo Monte Pascoal, existem inúmeras árvores centenárias

A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores indígenas.

Visitação

 Poucas pessoas sabem, mas é possível visitar o Monte Pascoal. O parque está aberto a visitação com o consentimento dos índios pataxós que habitam a região.

Monte Pascoal
Crédito: Eduardo AndreassiA visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores indígenas

Um índio da aldeia guia os visitantes até o Monte Pascoal e vai mostrando e explicando detalhes curiosos.

Há cobrança do um valor de entrada para Parque, que é revertido em benfeitorias e manutenção do mesmo, e pode ser adquirido com o agente de viagens. Consulte Catavento Tour.

Como chegar ao Parque

Monte Pascoal
Crédito: Eduardo AndreassiEstrada que leva até o Monte Pascoal

A melhor forma de se chegar ao Monte Pascoal é pela BR-101 (Vitória-Salvador), a 14 km para o acesso principal do parque, passando pela aldeia pataxó Pé do Monte, onde se localiza a portaria principal do parque. No local há condutores indígenas capacitados, além da venda de artesanato e apresentações culturais. Mais informações, acesse ICMBio.

Serviços

Pousada Casa de Maria – Prado, Bahia
Tel.: (73) 3298-1425; 3298-1880; 99993-4473 ou 98859-0573
E-mail: reserva@casademaria.com.br
Site: www.pousadacasademariaprado.com.br

GuiaCatavento Tour
Tel.: (73) 3021-0909; 99941-5042 ou (31) 99940-0981

Onde comer

-Prado
Cabana da Alda
Japa do Beco
Restaurante macaxeira
Restaurante jubiaba
Restaurante Banana terra
Belo cafe
Vanilla gelateria
– Cumuruxatiba 
Tempero da Dalva
– Corumbau
Barraca nativa

Distâncias

Prado/São Paulo – 1.396 km
Prado/Belo Horizonte – 798 km
Prado/Goiânia – 1.667 km
Prado/Porto Seguro – 207 km
Prado/Salvador – 672 km
Prado/Rio de janeiro – 953 km
Prado/Recife – 1.473 km

Por Eduardo Andreassi

Compartilhe:

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …