Preço médio das passagens aéreas sobe em março
Já as buscas por voos para destinos internacionais cresceram 70%, aponta o Kayak
Pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 28, pelo buscador Kayak revela um aumento no preço médio das passagens áreas nacionais e internacionais no mês de março.
De acordo com o levantamento, quase todos os 10 destinos mais buscados no Brasil e no exterior entre 1º e 15 de março apresentaram alta, com relação a fevereiro, para viagens até 31 de dezembro de 2022.
No trecho nacional, Florianópolis (SC) registrou o maior aumento no preço médio das passagens na primeira quinzena do mês, 45%. Já os bilhetes para Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram alta de 41% e 40%, respectivamente.
- 5 lugares no Nordeste para se sentir no paraíso
- Ansiedade e Parkinson: elo pode transformar o entendimento da saúde após os 50
- As 5 praias mais paradisíacas para conhecer em João Pessoa
- Microsoft oferece bolsas gratuitas para cursos de Inteligência Artificial
Para Gustavo Vedovato, country manager do Kayak no Brasil, há muitas variáveis que devem ser consideradas para avaliar a composição dos preços das passagens aéreas. “Oferta e procura, baixa ou alta temporada, antecedência de compra, variações cambiais, preço do combustível de aviação, adaptações da malha aérea pelas companhias, entre outros, são pontos que pesam na indústria”, afirma o executivo.
Já no trecho internacional, Porto (Portugal) e Paris (França) registraram a maior alta –-17% e 16%, respectivamente.
Buscas por voos internacionais
A pesquisa Tendências de Buscas de Viagens do Kayak também aponta um aumento de até 70% no volume de buscas por voos para destinos internacionais.
Em 5 de março, o volume dessas buscas estava 34% abaixo dos níveis pré-pandêmicos, mas subiu para -10% em 23 de março, ou seja, um aumento de 24 pontos percentuais.O índice é atualizado diariamente e pode apresentar variações para mais ou para menos.
No mesmo período, o volume de buscas por voos nacionais passou de 43% acima de níveis pré-pandêmicos para 13%, queda de 30 pontos percentuais. Nesse quesito, a tendência de crescimento começou a aparecer em abril de 2021, enquanto o volume de buscas de voos para o exterior só suplantou níveis pré-pandêmicos em setembro do mesmo ano, oscilando desde então.
Nota-se, no gráfico abaixo, a variação dia a dia, com as atualizações, mas as buscas para voos nacionais (cinza) continuam acima de níveis pré-pandêmicos, enquanto as buscas internacionais (laranja) ainda não chegaram lá.