Procon-SP notifica Iberia após empresa cancelar promoção de passagens

Empresa vendeu passagens aéreas no trecho Rio-Paris por menos de R$ 700

O Procon-SP notificou nesta terça-feira, 4, a companhia aérea Iberia a prestar esclarecimentos sobre o cancelamento de centenas de passagens promocionais vendidas no final de 2021 em seu site no Brasil.

A empresa espanhola oferecia passagens saindo do Rio de Janeiro para Paris, com escala em Madri, a partir de US$ 118 (cerca de R$ 670) por pessoa, ida e volta, incluindo as taxas de embarque.

 Procon-SP notifica Iberia após empresa cancelar promoção de passagens para Paris
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 Procon-SP notifica Iberia após empresa cancelar promoção de passagens para Paris

A Iberia alegou que o desconto se tratava de um erro do sistema e que o valor real dos bilhetes eram US$ 1.118, e não US$ 118. A empresa tem até sexta-feira, 7, para responder ao Procon-SP.

O cancelamento causou revolta entre os consumidores que compraram os bilhetes promocionais, que começaram a protestar pelas redes sociais, com a hashtag #IberiaHonreParis.

Entre os questionamentos do órgão de defesa do consumidor paulista estão: condições para a venda das passagens, período para uso, limite por pessoa ou disponibilização de outros trechos, além da quantidade de bilhetes disponibilizados na promoção.

A Iberia também precisará informar o preço médio praticado nos últimos seis meses para as passagens referentes ao trecho, em especial os valores promocionais.

O Procon-SP também quer saber o motivo do cancelamento, assim como a quantidade de consumidores afetados. Segundo o órgão, o cancelamento está ligado à detecção de um suposto erro pela empresa, mas ocorreu 72 horas após a promoção, sendo que o erro teria sido identificado “em algumas horas”.

A companhia área foi questionada, ainda, sobre quais medidas tomará para cumprir a oferta, uma exigência do Código de Defesa do Consumidor, e se forneceu algum canal de atendimento específico para essa demanda.