Prudentópolis, a verdadeira terra das cachoeiras gigantes

01/02/2017 19:40 / Atualizado em 07/05/2020 04:40

Um dia eu assisti a animação “Up: Altas aventuras” e fiquei doida para descobrir onde ficava a tal da terra das cachoeiras gigantes. Para minha surpresa o que apareceu na pesquisa foi a pequena cidade de Prudentópolis, no centro do Paraná (depois eu descobri que o lugar em que o desenho se baseou foi o belo Monte Roraima, que será tema de um relato futuro).

A região tem mais de 100 cachoeiras variando entre 80 e 196 metros! Além disso, essa cidade, colônia de ucranianos, tem um gostoso clima cultural com igrejas e comida típicas. Conhecida como “a pequena Ucrânia”, é possível encomendar um jantar típico ucraniano e conhecer as delícias dessa culinária.

Base do Salto São Francisco[/img]

Já o Salto Barão do Rio Branco tem 64 metros de altura e o acesso é bem fácil. A cachoeira impressiona pelo volume d’água e fica a 19 km do centro da cidade. Nesse local tem uma usina de energia, e dá para ir à parte baixa por uma escadaria com 478 degraus. Ele é muito bonito e dá para nadar mais longe da queda. A parte de cima é um belo mirante.

Outra parada imperdível são os saltos São Sebastião e Mlot. São 2 cachoeiras de 120 metros exatamente uma de frente para a outra! Ficam a 29 km de Prudentópolis. Na parte de cima há um mirante, mas a visão não é muito boa. O interessante é acessar pela trilha, com cerca de 45 minutos, mas um pouco íngreme, por isso deve-se tomar cuidado. Nesse local há taxa de entrada de R$ 10. Neste vídeo dá para ter uma ideia melhor do que é uma cachoeira de frente para a outra.

A 30 km do Salto São Sebastião está o Salto São João (a 22 km do centro de Prudentópolis). Ele tem 84 metros de altura e é visto só por cima, de um mirante. Também dá para ir em sua cabeceira por uma trilha fácil, pagando 10 reais de entrada, e o contato do local é esse.

Próximo da cidade (14 km) há o Salto Manduri, no recanto Rickli. O local tem uma infraestrutura semelhante a um clube, com piscina, restaurante, camping e churrasqueiras e é cobrada uma pequena taxa de entrada.

Recanto Perehouski fica a 24 km da cidade e, apesar das quedas d’água pequenas em comparação com as outras da região, é um local com uma paisagem muito bonita.

A RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Ninho do Corvo (25 km da cidade) é um local para a prática de esportes radicais, como rapel e tirolesa.

Essas são as principais cachoeiras da região, mas há muitas outras, como os saltos gêmeos, que são avistados da estrada, o salto sete, a cachoeira do Miguel, o salto Jacutinga e muitos outros.

Além das cachoeiras, é possível visitar as igrejas típicas ucranianas (elas têm até missas no idioma ucraniano), como por exemplo a igreja Matriz de São Josafat e a igreja Matriz de São João Batista. Há também o Museu do Milênio, que resgata e preserva a cultura e a história dos imigrantes ucranianos. No caminho para as cachoeiras, observe as casas, todas com muitas cores, o que os guias de turismo dizem ser típico também, e os faxinais, sistema de criação de animais em que eles são criados soltos.

Prudentópolis fica a pouco mais de 200 km de Curitiba e a pouco mais de 600 km de São Paulo, de onde existe ônibus direto. É possível visitar os atrativos de carro próprio ou contratar um guia com veículo particular. Seja como for, para informações sobre os caminhos e guias turísticos, entre em contato com o Departamento de Turismo (site Facebook) da cidade, que é bem prestativo e indica também pousadas e campings. Você pode pegar com eles um mapa da cidade e das cachoeiras para planejar sua visita, como este, que mostra todas as cachoeiras que citei.

Prudentópolis é um daqueles lugares para ir várias vezes na vida e que com certeza terá as cachoeiras mais lindas que já visitou!

Relato por Sabrina Levensteinas, do blog Embarque pro Mundo