Publicitária viaja o Brasil de moto em busca de projetos sociais

Raquel Stein, 32 anos, já conheceu projetos nas regiões Norte e Nordeste

Apaixonada por motos desde à infância, a publicitária Raquel Stein, de 32 anos, tinha em mente viajar pelo país em duas rodas, mas não conseguia realizar o sonho, por conta do seu emprego. Assim que encontrou a oportunidade, não pensou duas vezes e decidiu seguir em frente.

Em dezembro de 2021, sua vida teve uma reviravolta. Seu contrato de trabalho no Facebook chegou ao fim e, também, seu relacionamento. Sem ter nada que a prendesse, a publicitária decidiu colocar tudo de seu apartamento em São Paulo em um galpão e seguir por toda costa brasileira, para dar voz aos projetos sociais de impacto em suas comunidades.

A publicitária Raquel Stein já rodou mais de 10 mil km de moto pelo Brasil em busca de projetos sociais
Créditos: Divulgação
A publicitária Raquel Stein já rodou mais de 10 mil km de moto pelo Brasil em busca de projetos sociais

Para escolher a moto ideal para a aventura pelo Brasil, Raquel contou com o apoio de da amiga jornalista e motociclista experiente, Karina Simões, para conseguir uma moto que se adequasse às diversidades do solo brasileiro. Com o apoio da Royal Enfield, foi viabilizado o modelo Himalayan 2021, de 411 cilindradas, para a expedição.

Raquel conta que sempre teve vontade de sair viajando o país em uma motocicleta. A jovem paulistana pilota motos desde os 18 anos e quando viu que poderia realizar esse sonho, colaborando com seu repertório profissional e dando voz a projetos que fazem a diferença de comunidades afastadas dos grandes centros, não pensou duas vezes. Foi assim que nasceu o projeto Riding For Impact.

Raquel já percorreu mais de 10 mil km em 65 dias de viagem
Créditos: Reprodução/Instagram
Raquel já percorreu mais de 10 mil km em 65 dias de viagem

A publicitária já percorreu mais de 10 mil km em 65 dias de viagem. Passou por estradas de terra, areia, travessias de balsa, variações de temperatura, locais sem nenhum sinal de celular e algumas eventuais quedas, mesmo diante dessas adversidades, ela e sua companheira continuaram a trajetória, apesar de alguns arranhões.

Projetos sociais de impacto

Todo esse processo resultou em conhecer grandes projetos pelo caminho. Alguns deles com impacto na vida de mulheres em situação de vulnerabilidade, como é o caso do Projeto Chama, organização sem fins lucrativos, com foco na promoção e proteção social de mulheres, principalmente à causa da maternidade.

Raquel também conheceu o Centro Huwã Karu Yuxibu, fundado em agosto de 2015 pelo cacique e líder espiritual Mapu Huni KuÎ, onde atendem famílias indígenas que residem e estão em vulnerabilidade social na cidade de Rio Branco (AC).

Raquel conheceu projetos sociais de impacto nas regiões Norte e Nordeste
Créditos: Divulgação
Raquel conheceu projetos sociais de impacto nas regiões Norte e Nordeste

Outro projeto social de impacto que a motociclista pode visitar, foi o Playninhos, que desde 2015, promove a inclusão social e estimula as crianças e jovens da praia do Preá, em Cruz (CE) através do kitesurf.

Para colaborar com todos esses e outros projetos, a publicitária viabilizou uma parceria com um hub de inovação em blockchain focado em startups de impacto social, a Sthorm. A ideia é de que Raquel possa mapear esses ambientes e a corretora desenvolver, em blockchain, NFT’s que colaborem para a amplificação dos projetos.

“Toda essa trajetória não é apenas para me promover. Eu quero dar voz a todos esses projetos que venho encontrando pelo caminho, mas também quero mostrar que uma mulher consegue realizar essas tarefas que são consideradas masculinas”, conta Raquel.

Com o projeto, a publicitária pretende inspirar outras mulheres conseguirem fazer o que bem entenderem. “Lembro de uma mensagem que recebi em meu Instagram, onde uma menina de 6 anos disse ao pai que queria cortar o cabelo igual ao meu”, revela.

Raquel Stein já passou por todo Nordeste e agora está saindo do Acre indo em direção ao Centro-Oeste. Ela pretende continuar a viagem em 2022, com o objetivo de percorrer mais 22 mil km conhecendo todos os estados brasileiros e ainda mais pessoas que fazem a diferença em suas comunidades.