Quer se mudar para Portugal? Tudo o que você precisa saber

Sonha em viver na Europa? Saiba como se mudar para Portugal. Trabalhar legalmente e estudar no país.

Por: 360meridianos | Comunicar erro

Portugal sempre foi um destino interessante. Lá tem paisagens diversas e surpreendentes, muita história para contar, e ainda alguns traços culturais com os quais os brasileiros já estão acostumados, tipo língua e gastronomia. Mas foi só de alguns anos para cá que, graças a um investimento pesado do governo em publicidade voltada para mídias digitais, o país passou a ser considerado cool. E aí, já viu, né? É motivo o suficiente para Portugal entrar naquela listinha de “países para onde eu me mudaria”.

Nós, do 360meridianos, já publicamos dezenas de textos sobre as belezas do país, e também sobre as burocracias de se viver em Portugal E aqui estão as principais coisas que você precisa entender antes de programar a mudança.

portugal viagem

É um país incrível, mas não é perfeito

Portugal é um país lindo, seguro, relativamente barato, tem três aeroportos internacionais, tem mar, montanha, campo, cidades modernas, transporte público de qualidade, boas universidades e escolas e vida cultural interessante. Brasileiros podem até ter acesso gratuito ao sistema de saúde público, graças a parcerias diplomáticas entre os governos.

No entanto, quem se muda para lá para fugir de crise ou instabilidade política no Brasil vai quebrar a cara. Por anos, Portugal também viveu uma crise econômica que veio acompanhada de taxas altas de desemprego (principalmente entre os jovens). Não é fácil encontrar emprego por lá.

Esteja preparado para enfrentar a burocracia

Mas, se você tiver alguma reserva financeira, não desista. Há várias maneiras de viver legalmente em Portugal, não importa se você é estudante, empreendedor ou freelancer. Só que cada uma dessas categorias tem suas particularidades na hora de conseguir autorização de residência por lá.

Importante saber: para morar em Portugal, peça o visto de residência ainda no Brasil, num consulado português. Brasileiros conseguem ficar na Europa por até 90 dias como turistas. Mas não recomendamos que você entre como turista se pretende solicitar a autorização para morar lá. É possível que te mandem de volta para o Brasil para começar o processo do zero.

Damos mais detalhes sobre cada tipo de visto de Portugal aqui. Mas, em todas as modalidades, separe um tempo bom para planejar toda a documentação. Você não precisará traduzir seus documentos, mas há uma série de procedimentos necessários para autenticá-los numa forma aceitável para o governo português.

o que fazer em Lisboa

SEF: guarde essa sigla

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é o órgão do governo que vai cuidar de todos os trâmites legais da sua mudança. Então, acostume-se com essas letrinhas. Por experiência própria, devemos dizer que eles são bem criteriosos e dão muitas informações desencontradas na internet, o que pode testar sua paciência mais do que você gostaria.

É por meio do SEF que você conseguirá (com alguma sorte e um bocado de empenho) o Cartão Cidadão. É tipo um documento de identidade nacional português, que garante que você possa trabalhar e até participar das eleições em Portugal. Esse cartão existe graças ao Estatuto da igualdade de Direitos e Deveres, um acordo firmado entre os governos de Brasil e Portugal, destinados a brasileiros com visto de residência válido.

lisboa

Seu plano é estudar em Portugal? Pesquise muito

Fazer graduação, mestrado ou doutorado na Europa é uma oportunidade tentadora. Afinal, escrever textos acadêmicos em português parece ser bem mais simples. E encontrar as informações nos sites também deveria ser fácil, mas é bom separar um tempinho para investir nessa caça às informações, porque os sites de algumas universidades são bem confusos.

Mas não é nada de outro mundo. Geralmente dá para resolver tudo pela internet. É claro, há uma certa burocracia envolvida no negócio, mas se você chegou até essa parte do texto, já entendeu que vai e vem de documentos, consulados e etc vão ocupar uma boa parte do seu tempo. Vale lembrar também que as universidades às vezes cobram um valor um pouco mais alto para estudantes internacionais.

A Luíza Antunes, da equipe do 360meridianos, fez mestrado em Coimbra, e escreveu um texto só sobre como estudar em Portugal.

E a cidadania portuguesa?

Portugal, assim como a maior parte dos países europeus, reconhece a cidadania de descendentes de portugueses nascidos no exterior até o segundo grau. É preciso ser filho, neto, bisneto ou tataraneto de um português, mas quanto maior é a distância geracional entre você e o parente, mais difícil é. Se o seu tataravô nasceu lá, é preciso que o filho ou filha dele também tenha tirado a cidadania, e o filho ou filha dele também, até chegar a você.

Dá para fazer tudo do Brasil mesmo, ao contrário de países como a Itália, que exigem que você esteja lá. O processo inteiro leva entre cinco e sete meses, com um bocadinho de paciência para lidar com papéis, certidões e cartórios.

Com a obtenção da dupla cidadania portuguesa, os brasileiros ganham o direito de viver e trabalhar legalmente em todos os países do Espaço Schengen, além de poderem entrar sem visto em 170 países, incluindo os Estados Unidos, que exigem vistos complicados de tirar no Brasil. As oportunidades de trabalho e estudo em Portugal ou em outros lugares da Europa também aumentam. Baita vantagem.

Compartilhe:

Autor: 360meridianos

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário 360meridianos da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …