Quilombolas Kalungas recebem viajantes na Chapada dos Veadeiros

Projeto busca desenvolvimento sustentável do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga

Por: Redação Comunicar erro

Uma região de cerrado ao nordeste de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um importante Parque Nacional que conta com algumas das paisagens e atrações mais espetaculares do Brasil, como imponentes formações rochosas de mais de um bilhão de anos, piscinas naturais de águas quentes, cachoeiras de tons hipnotizantes, riquíssima flora e fauna, rios cristalinos e muito, muito mais.

No entanto, mesmo com toda essa exuberância da natureza, um dos principais e mais imperdíveis atrativos da Chapada envolve história e muita cultura –trata-se da comunidade Kalunga, a maior comunidade de remanescentes de quilombolas de todo o país.

Chapada dos Veadeiros
Crédito: Paulo de Araújo/Ministério do Meio AmbienteÁrea da comunidade Kalungase estende por Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás, na região da Chapada dos Veadeiros

Os quilombos (ou quilombolas) são uma importantíssima parte da Chapada dos Veadeiros. Habitantes das comunidades e vilarejos há mais de 200 anos, em uma imensa área de mais de 230 mil hectares de cerrado protegido localizada próxima ao município de Cavalcante (que abrange cerca de 60% de todo o Parque da Chapada e serve como uma de suas principais portas de entrada), esses antigos escravos eram explorados e usados como mão-de-obra até escaparem dos cativeiros e fundarem o povo Kalunga.

Hoje, essas comunidades são mais de 20 no total e podem ser encontradas em mais de 40 locais diferentes dentro da área da Chapada dos Veadeiros, abrigando aproximadamente oito mil pessoas (mais de duas mil famílias), que atualmente sobrevivem com o turismo local e também suas próprias produções através da abundante natureza dessa região. E, graças a tudo isso, as comunidades Kalunga são oficialmente reconhecidas como patrimônio histórico e cultural brasileiro (Patrimônio Cultural Kalunga) e são protegidas pelo governo de Goiás.

Chapada dos Veadeiros
Crédito: Juliana Gomes/Arquivo pessoalVista da cachoeira Santa Barbara

Para conhecer todo esse impressionante destino por completo, o pessoal do Desviantes, especialistas em ecoturismo e destino de aventura, aconselham que seu roteiro para a Chapada dos Veadeiros inclua uma visita a essas comunidades, onde você poderá presenciar de perto como funciona o dia-a-dia dos quilombos, entender suas tradições e ver como mantém suas vidas simples com artesanatos e plantações de farinha, mandioca, arroz, milho e outros –tudo extraído do cerrado com total respeito ao meio ambiente (eles até mesmo possuem um programa para isso conhecido como Kalunga Sustentável).

Além disso, os quilombolas usufruem de frutos e sementes típicos dessa região (como o babaçu, o pequi e o baru) para fabricarem bolos, pães, cereais e muito mais, e, então, venderem como merenda ou produto tradicional para turistas – consequentemente gerando renda para suas comunidades.

Inclusive, por serem moradores da região há tantos anos, os quilombos sabem de tudo que há para saber – onde fica a Chapada dos Veadeiros, todos os atrativos, como chegar até eles e várias outras informações importantes sobre o Parque que podem servir de ajuda para os turistas.

Chapada dos Veadeiros
Crédito: Juliana Gomes/Arquivo pessoalGuia Kalunga na cachoeira Capivara

Falando nisso, é possível até mesmo contratar um guia Kalunga pelo dia para explorar os arredores de sua comunidade. Por exemplo, para visitar a exuberante Cachoeira Santa Bárbara – que está localizada dentro da área habitada pelos quilombolas e ainda se trata da queda mais bonita da Chapada graças ao seu poço de cor azul-esverdeada –, é obrigatório que os turistas contratem um guia local. Para isso, você pode ir ao Centro de Atendimento ao Turista, situado na entrada da comunidade Kalunga do Engenho II, e pagar em torno de R$ 100 para um guia quilombola acompanhar um grupo de até oito pessoas – desta forma, estará ajudando ainda com a renda dessas comunidades para que eles possam sobreviver por muito mais tempo.

Chapada dos Veadeiros
Crédito: Juliana Gomes/Arquivo pessoalTrilha para Cachoeira Santa Barbara

Nesse passeio em que é contratado o acompanhamento do guia Kalunga, você não só irá conhecer a linda cachoeira Santa Bárbara como também poderá visitar outras duas incríveis quedas – a Santa Bárbarazinha, conhecida como a “irmã” da Santa Bárbara, com uma piscina natural de coloração turquesa, e a Cachoeira Capivara, com diversas quedas e poços profundos ideais para banhos. Ao final do passeio, você ainda pode almoçar nos restaurantes locais, que preparam refeições enquanto você está nas cachoeiras e inclui várias opções de pratos, como salada, feijão, arroz, galinha e farinha de carne seca, entre outros, podendo servir-se à vontade por R$ 25 por pessoa.

Além disso, é possível ainda se hospedar no sítio histórico onde ficam as comunidades Kalunga caso queira aproveitar as belezas da região um pouco mais. Você pode optar tanto pela hospedagem em camping, se preferir manter contato direto com a natureza, ou então pela hospedagem em casas de temporada.

Chapada dos Veadeiros
Crédito: Juliana Gomes/Arquivo pessoalCachoeira Santa Barbarinha

Mas independentemente de quais das belíssimas atrações da Chapada dos Veadeiros você quiser explorar durante sua viagem, a comunidade Kalunga é um atrativo que ninguém que realmente queira conhecer a região a fundo e entender melhor sobre as fascinantes tradições, cultura e história desse povo pode deixar de incluir no roteiro.

Po Juliana Soares, do blog Desviantes

1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …