Reembolso de passagens aéreas promocionais; entenda as regras

Caso o consumidor, ao comprar as passagens aéreas, não preste atenção às regras, ele poderá ser prejudicado e até perder o valor gasto

Depois de dois anos de pandemia, com fronteiras fechadas e restrições de deslocamento a nível mundial, as pessoas finalmente estão voltando a viajar. Para evitar dor de cabeça, é importante o consumidor  conhecer os direitos e deveres relacionados às passagens aéreas, especialmente as que são compradas em promoção.

De acordo com o site Consultor Jurídico, se as regras promocionais de uma passagem estão disponibilizadas, é necessário que sejam observadas. Gérlio Figueiredo, especialista em direito, reforça a importância de ficar atento a essas normas. “Caso o consumidor, ao comprar a passagem, não preste atenção às regras, ele poderá ser prejudicado, já que provavelmente precisará pagar uma tarifa para atender às alterações que desejar”, afirma.

 Reembolso de passagens promocionais; entenda as regras
Créditos: Pixabay
 Reembolso de passagens promocionais; entenda as regras

Um caso recente envolvendo regras de reembolso de bilhetes aéreos aconteceu em Florianópolis, quando um casal entrou na Justiça buscando a restituição do valor pago e indenização por danos morais, alegando que compraram bilhetes promocionais, mas, ao tentarem remarcar o voo para outra data, foram informados de que haveria cobrança de tarifas para realizar tal ação.

Porém, seguindo o entendimento de que as regras devem ser respeitadas, a 3ª Turma Recursal da capital de Santa Catarina negou o reembolso das passagens. Assim, o casal envolvido optou por adquirir os bilhetes em outra empresa, e solicitou o cancelamento dos passagens aéreas anteriores, mas não obtiveram o reembolso desejado.

Gérlio Figueiredo explica que a venda de bilhetes com regras especiais é regulamentada pela Portaria 676/2000 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), e que se as diretrizes de aquisição estavam disponíveis na hora da compra, o casal assumiu o risco de imprevisto, no caso, de cancelamento, e a responsabilidade não pode ser atribuída ao fornecedor.

“Parte do objetivo das tarifas promocionais é evitar voos com baixa ocupação, e se, neste caso, o casal tivesse sido restituído, representaria um desincentivo da criação desses preços, que são importantes para a manutenção do mercado”, finaliza o especialista.