Rio é a principal cidade para nômades digitais, aponta pesquisa

Pesquisa avaliou vários fatores diferentes, como clima, temperatura, velocidade de internet, entre outros

13/02/2025 09:00

Com inverno no Hemisfério norte, as pesquisas por “destinos de férias para sol de inverno” aumentaram 5.000%, enquanto “países com visto para nômades digitais” registraram crescimento de mais de 4.000% nos últimos 30 dias, mostrando um forte interesse para viver e trabalhar em climas mais quentes com custos de vida mais baixos.

E entre os destinos ensolarados mais buscados pelos europeus, o Rio de Janeiro lidera a lista, segundo levantamento da agência Digital PR Reboot Online.

Rio é a principal cidade para nômades digitais, aponta pesquisa
Rio é a principal cidade para nômades digitais, aponta pesquisa - Brastock Images/iStock

A agência de relações pública digital analisou fatores como custo médio de um Airbnb, velocidade média de download, segurança, transporte público, temperatura média e custo médio de uma refeição e uma cerveja para concluir as melhores cidades com sol para nômades digitais.

Rio, a principal cidade para nômades digitais

O Rio de Janeiro obteve a pontuação 7 –de 10 possíveis– e foi a principal cidade para nômades digitais que buscam sol para fugir do inverno.

Em segundo lugar ficou Bangkok, na Tailândia, com 6.83 pontos. A capital tem as temperaturas médias mais quentes (28,6°C) –perfeito para quem quer fugir do clima do Reino Unido. Já em terceiro aparece Buenos Aires, com 6.69. A capital argentina tem os custos médios mais baratos de cerveja e Airbnb, segundo o levantamento da Digital PR Reboot Online.

Madri, na Espanha, aparece na quarta posição, com pontuação de 6.03. O visto de nômade digital da Espanha permite estadias de até um ano, isso torna a cidade ideal para trabalhar e desfrutar o sol, tapas e sangria. Apesar do atual período chuvoso, as temperaturas em março costumam chegar a 16ºC.

Lisboa, Portugal, completa o Top 5, com pontuação de 5.96. A capital portuguesa se destaca pelo alto índice de segurança.

As 10 cidades para ser um nômade digital

  1. Rio de Janeiro (Brasil)
  2. Bangkok (Tailândia)
  3. Buenos Aires (Argentina)
  4. Madri (Espanha)
  5. Lisboa (Portugal)
  6. Barcelona (Espanha)
  7. Tóquio (Japão)
  8. Roma (Itália)
  9. Taipei (Taiwan)
  10. Porto (Portugal)