A Rota do Café: cidades e fazendas surpreendentes perto de SP

Por: Pegcar

Quem gostava das aulas de história e hoje também é um ‘coffee lover‘, certamente sabe que o Estado de São Paulo foi um dos que mais enriqueceu com a exportação do café. Até hoje a região ainda conta com lindas fazendas, que além de contarem um pouco da história oferecem opções de lazer, hospedagem e gastronomia.

Baixas temperaturas combinam com uma bebida quente, não é mesmo?

A chamada Rota do Café é composta por essas antigas fazendas que hoje integram um roteiro completo de turismo rural em cidades como Mococa, Jaú, Itatiba e Cajuru e, além das Fazendas, a rota inclui até passeios de trem. Confira abaixo as dicas do Pegcar ou confira o texto completo!

Cajuru

A fazenda já foi uma das maiores produtoras de café da região de Ribeirão Preto

Cajuru é uma cidadezinha localizada a 290 km da capital. Por lá fica a Fazenda Santa Cecilia que guarda muita história dos tempos do ciclo do café. Fundada em 1899, a fazenda já foi uma das maiores produtoras da região e está muito bem conservada. Além de conhecer um pouco sobre a história do local e a arquitetura da época, é possível também visitar uma pequena vila de casas dos colonos italianos, que trabalhavam em uma estação ferroviária próxima dali.

Itatiba

Crédito: YuriWyattVieiraA sede é um casarão de autêntica arquitetura colonial brasileira

Itatiba, localizada a aproximadamente 90 km de São Paulo, também tem muitas belezas e histórias envolvendo a produção de café. Um ótimo ponto de visitação é a Fazenda Vila Rica, construída em 1860, que é um símbolo da arquitetura colonial portuguesa. Hoje a fazenda funciona como uma pousada bem sofisticada, que além de belas acomodações, também oferece caminhadas, jogos e piscina. A gastronomia no local é excelente e vale a pena experimentar.

Jaú

Fachada da casa sede da Fazenda Mandaguahy

Jaú fica aproximadamente 300 km da capital. A cidade, que também integra a rota do café, conta com a Fazenda Mandaguahy que foi reaberta para visitação em 1997. Para quem gosta de visitas culturais e gastronomia esse passeio é muito bem recomendado. Um tour pela Fazenda é acompanhado de degustação de geleias, queijos, biscoitos, além de outras delícias. Também é possível agendar passeios menores que incluem lanches e almoços com delicias locais.

Quer saber quais são as outras cidades da rota do café? Confira o post que preparamos na íntegra!

Compartilhe: