Rotas do Queijo de SP reúnem 102 queijarias em oito roteiros
Estado se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional
São Paulo acaba de ganhar roteiro perfeito para quem ama queijos. A iniciativa, batizada de “Rotas do Queijo de São Paulo”, reúne 102 queijarias de 57 municípios. Os roteiros estão divididos em oito rotas ao longo do território paulista
Além de fomentar o turismo rural e gastronômico, a iniciativa também busca fortalecer a identidade dos queijos paulistas, promover capacitação técnica e incentivar a regularização sanitária dos produtores.

São Paulo se tornou um dos maiores celeiros de produtores de queijos artesanais do país, alcançando reconhecimento internacional —como na 7ª edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, o popular Mundial de Queijos da França, competição que reuniu representantes de 26 países e mais de 1.900 variedades. O estado garantiu quatro medalhas de ouro: três para queijos e uma para iogurte.
Foi com o queijo Tulha que a Fazenda Atalaia, de Amparo, conquistou a cobiçada medalha de ouro no World Cheese Awards, a maior exposição de queijos do mundo, realizada anualmente na Europa. A propriedade, que tem Meiri Cardoso como responsável pela queijaria, produz 40 tipos de queijos e está aberta para visitação todos os dias, das 9h às 17h. Oferece café da manhã, almoço e tour guiado de aproximadamente 50 minutos.

O projeto é uma ação intersecretarial que envolve as pastas da Casa Civil, Turismo e Viagens, Agricultura e Abastecimento, Cultura e Economias Criativas, Desenvolvimento Econômico e Invest SP.
As rotas do queijo
Da Serra da Mantiqueira ao Noroeste paulista, as Rotas do Queijo de São Paulo estão distribuídas em oito roteiros estruturados, além de 18 experiências e destinos ligados ao queijo. Confira abaixo:
- Alta Paulista: Adamantina, Marília, Paraguaçu Paulista, Queiroz e Salto Grande;
- Bandeirantes: Boituva, Cabreúva, Campinas, Itu, Itupeva, Jundiaí, Nova Odessa, Porto Feliz e Tatuí;
- Cuesta, Itaqueri e Tietê: Anhembi, Bofete, Botucatu, Ibitinga, Ipeúna, Pardinho, Piracicaba, Ribeirão Bonito, Santa Rita do Passa Quatro e Torrinha;
- Mantiqueira e Vale do Paraíba: Areias, Caçapava, Cunha, Guaratinguetá, Itaberá, Jacareí, Natividade da Serra, Paraibuna, Pindamonhangaba, Queluz, Redenção da Serra, São Bento do Sapucaí e São Luiz do Paraitinga;
- Mogiana Paulista: Cássia dos Coqueiros, Pedregulho, Jaboticabal, Jardinópolis, Santa Cruz da Esperança
- Nascentes, Águas e Serras Paulistas: Águas de Lindóia, Amparo, Bragança Paulista, Caconde, Casa Branca, Espírito Santo do Pinhal, Joanópolis, Pedra Bela, Serra Negra, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo e Santa Isabel.
- Noroeste Paulista: Alto Alegre, Catanduva, Fernandópolis, Marinópolis, Nova Castilho, Olímpia e Urupês.
- Sudoeste Paulista: Avaré, Ibiúna, Itapetininga, Itararé, Pilar do Sul e Sarapuí.
Destinos e experiências queijeiras: Angatuba, Araçatuba, Bauru, Jacareí, Itapira, Lorena, Pariquera-Açu, Pirassununga, Porangaba, São Miguel Arcanjo e São Paulo.