Rua do Recife é eleita a 3ª mais bonita do mundo

A rua recifense é a única brasileira na lista das 31 mais bonitas do mundo

Por: Redação

A Rua do Bom Jesus, uma das mais famosas do centro do Recife (PE), foi eleita a terceira mais bonita do mundo pela revista americana Architectural Digest, atrás apenas da Setenil de Las Bodegas, na Espanha, e da Washington Street, em Nova York (EUA).

A rua do Recife é a única brasileira na lista das 31 mais bonitas do mundo.

Recife
Crédito: FerreiraSilva/iStockRua do Bom Jesus, no centro antigo do Recife, foi considerada a terceira mais bonita do mundo

A publicação americana destaca a “beleza e o colorido dos casarios, das palmeiras altas da Rua do Bom Jesus e a primeira sinagoga construída nas Américas, a Kahal Zur Israel”.

A Rua do Bom Jesus é considerada a mais antiga do Recife e recebeu este nome por causa do  arco de Bom Jesus, antigo portal da cidade.

De acordo com a bibliotecária  Lúcia Gaspar, da Fundação Joaquim Nabuco, desde o tempo da ocupação holandesa, a Rua do Bom Jesus era a mais importante do Bairro do Recife, possivelmente em decorrência de seu traçado natural de velha estrada, que conduzia viajantes procedentes de Olinda.

Recife
Crédito: FerreiraSilva;iStockA sinagoga Kahal Zur Israel” é a mais antiga das Américas

Inicialmente, a via era conhecida como Rua do Bode (Bockestraet). Durante o domínio holandês, tornou-se a rua predileta dos israelitas, passando a ser chamada “Rua dos Judeus”. “Quando eles deixaram Pernambuco, foi denominada de Rua da Cruz”, diz Lúcia.

Em 1870, foi aprovado pelo Conselho Municipal o nome de Bom Jesus, proposto pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano. A Rua do Bom Jesus vai da Avenida Marques de Olinda até a praça Artur Oscar”.

A rua mais bonita do mundo

No topo da lista da lista das 31 mais bonitas do mundo está a Setenil de las Bodegas, cidade localizada no Sul Espanha, entre Sevilha e Málaga, com apenas 3 mil habitantes.

Crédito: Diego Coppola/iStockSetenil de las Bodegas foi eleita a rua mais bonita do mundo

“As casas caiadas de branco são lindas, mas não é isso que torna esta cidade tão especial. É que as estruturas são construídas diretamente nos penhascos rochosos ao redor da região. O resultado são belas formações rochosas naturais pairando sobre as ruas, proporcionando sombra e vistas deslumbrantes”, descreve a revista americana Architectural. Digest.

Crédito: Solarisimages/iStockA famosa rua do Brooklyn

Em segundo lugar ficou a Washington Street, em Nova York , nos Estados Undos. “Para quem anda pela rua de paralelepípedos no bairro Dumbo, no Brooklyn, a vista repentina da Manhattan Bridge pode ser uma surpresa esplêndida. No cruzamento da Washington Street com a Water Street, moradores e turistas podem apreciar a beleza majestosa da ponte mais longa que liga Manhattan e Brooklyn. Obviamente, tornando a vista ainda mais dramática são os edifícios simétricos de ambos os lados da Washington Street, criando uma das melhores oportunidades de fotografia arquitetônica no bairro”.

Confira aqui a lista das 31 mais bonitas do mundo.

Compartilhe: