Saiba como é celebrada a Páscoa em Jerusalém

Não há nada como vivenciar a Semana Santa em Jerusalém. Celebrando os melhores momentos da história da salvação e a vida de Jesus nos muitos locais em que eles aconteceram é uma experiência inesquecível de fé para os cristãos.

Na Páscoa e a Semana Santa, Jerusalém fica lotada de peregrinos de todas as partes do mundo. Para ortodoxos e católicos, celebrações acontecem na Igreja do Santo Sepulcro, onde seis pontos históricos marcaram a crucificação, sepultamento e ressurreição de Jesus desde o século 4 d.C.

O Altar da Crucificação, na Igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalám, onde Jesus teria sido crucificado[/img]

Na Sexta-feira Santa (3 de abril), o dia em que Jesus foi crucificado e sepultado, uma procissão de milhares de cruzes é liderada pelo Patriarca, o guardião dos Lugares Santos e outros grupos independentes marcam as estações da Via Sacra ao longo da Via Dolorosa, em Jerusalém, na Cidade Velha para o calvário na Igreja do Santo Sepulcro.

À noite, a procissão do enterro é realizada no Santo Sepulcro (católicos), nas igrejas da Cidade Velha e no Túmulo do Jardim em Jerusalém (protestantes), onde as orações também são realizadas em Inglês.

No Santo Sábado ou Grande Sábado (4 de abril), Cristãos Ortodoxos celebram a Cerimônia do Fogo Sagrado, quando milhares de pessoas reúnem-se dentro e fora da Igreja do Santo Sepulcro para aguardar o milagroso acendimento da vela do Patriarca, transmitido para o mundo todo. Além disso, a luz é trazida aos países ortodoxos por um voo especial.

No domingo de Páscoa (5 de abril), quando os fiéis celebram a ressurreição de Jesus, o Patriarca Latino lidera uma procissão até a Igreja do Santo Sepulcro para a leitura multilíngue do Evangelho da Ressurreição e da celebração de Missas de Páscoa. Para os luteranos, o Eucaristia do dia da Páscoa acontece no Monte das Oliveiras atrás da Igreja Augusta Victoria e protestantes podem participar das cerimônias de Páscoa em Inglês no Jardim da Tumba e em várias igrejas protestantes em Jerusalém.

As denominações ortodoxas celebram o Domingo de Páscoa à partir de meia-noite de sábado com uma procissão Patriarcal para a Igreja do Santo Sepulcro e celebrações da Liturgia Divina Pascal das igrejas ortodoxas da Cidade Velha.

Na segunda-feira de Páscoa, (06 de abril), as celebrações deslocam-se para Emaús, para celebrar o Jesus ressuscitado aparecendo diante de dois dos seus discípulos e dividindo o pão com eles em Emaús, fora de Jerusalém. Há uma discussão sobre a localização exata de Emaús, próximo a Latrun, Abu Ghosh e al-Qubeibeh (oeste e noroeste de Jerusalém). Missas solenes são realizadas em vários locais, presidida pelo Patriarca Latino (Emmaus perto de Latrun) e pelo Custódio Franciscano (Emmaus em al-Qubeibeh). Muitos monges caminham 30 km de Jerusalém para Emaús-Latrun para participar na missa da tarde, celebrada nas ruínas da Igreja Crusader.