Saiba como planejar uma viagem ao Irã

Por: Redação | Comunicar erro

Depois de duas semanas viajando pelo Irã, faço coro com os turistas que voltam felizes e realizados de sua estadia no país. Tudo o que eu li antes de cair na estrada é verdade. Sim, os iranianos são mesmo o povo mais hospitaleiro do mundo. Não, viajar por lá não é perigoso nem desconfortável. Fui, vi e voltei pra confirmar tudo isso.

A única dificuldade que encontramos foi durante o planejamento da viagem, uma vez que existem poucas informações confiáveis e disponíveis online sobre visto, reserva de hotel, roteiros, comportamento, etc.

Outra etapa que deu mais trabalho do que de costume foi a de reservar os hotéis para cada cidade da nossa viagem

Quem segue nosso projeto sabe que não somos um blog de dicas de viagem e sempre focamos em vídeos, fotos e histórias que inspirem as pessoas a se jogarem nesse mundão. Temos mais interesse em falar sobre “onde” e menos sobre “como”. Mas como eu mesma encontrei certa dificuldade em planejar essa viagem, resolvi abrir uma exceção para ajudar aqueles que têm planos de ir pra lá. Afinal, depois de vencidas essas pequenas barreiras, o restante da aventura é só alegria!

 Já falei sobre o roteiro que incluiu as cidades mais interessantes do Irã e também dei dicas de como se vestir seguindo as normas mais conservadoras impostas pelo governo à população e aos turistas. Vamos, então, falar sobre o mais importante: visto!

 Visto

 Até a data de publicação desde post, cidadãos brasileiros estão aptos a tirar o visto iraniano nos principais aeroportos internacionais do país sem necessidade de aprovação prévia junto à Embaixada do Irã. Essa foi uma informação muito difícil de ser confirmada on-line já que muitos sites oficiais prestam serviço de “visa application” que deixam a entender que os viajantes precisam tirar uma autorização prévia antes de embarcar (por um preço, claro). Mas quem tem passaporte brasileiro e planeja ficar menos de 30 dias no país não precisa.

Como funciona então?

Os iranianos são mesmo o povo mais hospitaleiro do mundo

Você vai precisar apresentar no guichê de imigração em Teerã os seguintes documentos:

– Seu roteiro de viagem e reservas de hotel com número de telefone disponível (eles ligam para o primeiro hotel do seu roteiro para confirmar a reserva). No nosso caso, foi pedida apenas a reserva do hotel em Teerã, mas vale a pena ter todas em mãos.

– Passagem de saída do país

– Fotografia (mulheres não precisam estar usando o véu na foto)

– Comprovação de que seu seguro de saúde cobre e atua no Irã. Caso não tenha, há outro guichê no aeroporto onde é possível contratar um seguro local. Nós requisitamos um e-mail do nosso seguro, Allianz, declarando a cobertura e foi o suficiente.

Clique aqui para ler o texto completo.

Por Clarissa Ferreira e André Garcia, do projeto A Culpa é do Fuso

1 / 8
1
05:46
Os melhores tipos de música que ajudam na gravidez
A partir do sexto mês de gestação, a criança já tem audição definida. Quais são os estímulos e efeitos que as …
2
03:26
Frota reconhece uso de ‘fake news’ na eleição de Bolsonaro
Na última edição do Roda Viva, da TV Cultura, o deputado federal Alexandre Frota (PSL) revelou que sabia sobre o …
3
04:24
Jatinhos: Bolsonaro ataca Huck, mas não fala nada de Hang
Após receber críticas de Luciano Hulk, o presidente Jair Bolsonaro resolveu mostrar o financiamento que o apresentador  recebeu do BNDES …
4
04:15
Bolsonaro recuará na indicação de Eduardo para embaixada ?
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) admite, pela primeira vez, que existe a possibilidade dele não indicar seu filho, o deputado …
5
02:29
Sequestro na Ponte Rio-Niterói termina após mais de três horas
Um homem armado entrou em um ônibus e manteve 37 reféns no início desta terça-feira, 20, na Ponte Rio-Niterói, via …
6
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
7
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
8
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …