Saiba como tirar o visto para entrar no Camboja

O Camboja é um dos países que brasileiros precisam tirar o visto antecipadamente para entrar. Contudo, não há serviço consular no Brasil. Para ter o visto, até três dias úteis antes da data de chegada, é preciso fazer diretamente no site oficial do governo do Camboja (em casos de entrada no país pelos locais que tenham suporte para o e-visa) ou no próprio aeroporto/fronteira por terra no dia da chegada. Em ambos os casos, paga-se US$ 30 por pessoa (no e-visa é cobrado mais US$ 7 de taxas de processamento) e o visto de turismo vale por 30 dias.

O documento necessário é o passaporte com, no mínimo, seis meses de validade. A Carteira Internacional de Vacinação não é um documento obrigatório, mas é bom levar.

Por ar, a entrada no Camboja pode ser feita pelo Aeroporto Internacional de Phnom Penh, em Phnom Penh (capital) ou pelo Aeroporto Internacional de Siem Reap, em Siem Reap (cidade do Angkor Wat).

No voo, para agilizar a entrada, entregam quatro formulários para preenchimento:

wp-image-781003 size-full
wp-image-781003 size-full
Fila para o requerimento do visto[/img]

– Declaração do Estado de Saúde, informando os dados pessoais, dados do voo, se a pessoa está sentindo alguns sintomas gerais de doenças e por quais países passou nos últimos 21 dias.

No caso de entrada no país pelo Aeroporto Internacional de Siem Reap (pelo Aeroporto Internacional de Phnon Phen é bem parecido), ao desembarcar, um agente do Controle de Saúde recolhe a Declaração do Estado de Saúde e entrega um papel informando os telefones caso seja necessário assistência médica.

Após isso, caso a pessoa não tenha requerido o e-visa anteriormente, deve-se encaminhar direto pra fila de requerimento do visto. Paga-se o visto, entrega-se o passaporte com todos os formulários preenchidos e espera-se o deferimento. O passaporte passa por uns 10 agentes da imigração antes de ser devolvido com o visto.

Com o passaporte e visto em mãos, a pessoa deve se dirigir pra outra fila, que é a de entrada no país. Quem tira o e-visa anteriormente pula a primeira fila. Lá conferem o passaporte e o visto, a declaração de bens, tiram as 10 digitais das mãos, uma foto e carimbam a entrada.

Do desembarque até a liberação para entrada no país se gasta entre 01 e 02 horas, dependendo da movimentação na hora.

Depois disso é só pegar as bagagens e curtir os 30 dias de visto em terras cambojanas.

Por Wanderluster