CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Saiba como visitar geleiras e cavernas em Aisén, na Patagônia chilena

Passeios do resort Loberias Del Sur ficam ao longo da Carretera Austral, estrada icônica da região

Por: ladobviagem

Ao longo da Carretera Austral, estrada fascinante da Patagônia chilena, a natureza extrapola na beleza com geleiras e esculturas naturais milenares que parecem de mentira, como as capelas de mármore.

A estrada corta a região de Aisén, uma das mais lindas da América do Sul. Mas não é tão fácil conhecer todos os lugares ao longo da rodovia.

As distâncias na Carretera são longas, muitas vezes é preciso ter lanches à mão durante o caminho, pois não há onde comer, e esqueça internet. Não há sinal em muitos pontos do  percurso.

Carretera Austral, em Aisén, região patagônica das geleiras e capelas de mármore
Crédito: Jaime BorquezCarretera Austral, em Aisén, região patagônica das geleiras e capelas de mármore

O melhor jeito para visitar os parques, geleiras e outros pontos imperdíveis é com pacotes completos de passeios, hospedagens e refeições, como o do resort Loberias Del Sur.

Rodeado pelas montanhas, o resort fica em Puerto Chacabuco, o maior porto da patagônia chilena e lugar estratégico para os passeios.

Loberias Del Sur fica em Puerto Chacabuco, na região patagônica Aisén, no Chile

A localização é aproximadamente no meio do caminho na Carretera Austral. Um dos passeios mais importantes, a visita à  geleira San Rafael, sai de lá mesmo, Puerto Chacabuco.

Quartos de madeira e lareiras nas áreas comuns te recebem com aconchego na volta de passeios que chegam a durar  12 horas. No inverno, o frio pode bater os -10°C. Para os  bastante conectados, aqui, o wifi funciona bem.

Crédito: DivulgaçãoNo inverno, o frio pode chegar a -10°C, e as lareiras fazem toda diferença ao chegar dos passeios

Geleiras, vulcões e cavernas

São mais de 30 passeios em Aisén. Só o roteiro pela Carretera Austral, para chegar aos lugares, já encanta.

Pela estrada, é possível avistar lagos de degelo, vulcões, cachoeiras e bosques milenares. Este vídeo mostra um pouco do caminho, pelas curvas rodeadas de picos nevados vistos Carretera Austral.

Com sorte, animais raros podem cruzar seu caminho, como o Huemul, o cervo andino em risco de extinção.

Atravessamos a Reserva Nacional Cerro Castillo, com curtas acentuadas, picos nevados e cercada por montanhas. O parque é deslumbrante.

O passeio tem uma parada para picnic. Mas, na nossa vez, paramos também no meio da estrada para fotografar o cervo, que, por sorte, deu as caras neste dia.

Huemul, o cervo andino, visto da estrada na Reserva Nacional Cerro Castillo, em Aisén, no Chile
Crédito: Jaime BorquezHuemul, o cervo andino, visto da estrada na Reserva Nacional Cerro Castillo, em Aisén, no Chile

Fizemos visita a dois glaciais, sendo o maior o de San Rafael. Reserva de Biosfera pela Unesco, o Parque Nacional Laguna San Rafael abriga uma das geleiras mais impressionantes da Patagônia.

O passeio dura 12 horas, sendo cinco de navegação só para chegar até a parede azul gigantesca.

Ao chegar, você topa com o paredão de gelo de 2 km de extensão de gelo e  70 metros de altura. O barco para longe da geleira, porém, ela  já é visível. Um bote leva os turistas mais perto, entre 1 km e 400 m.

Durante minha visita, um pedaço da geleira desmoronou, em um barulho estrondoso, como o de trovões. Ao mesmo tempo que choca, entristece, pois é a geleira derretendo na nossa frente.

Descubra neste post como é a experiência completa, do catamarã à navegação pelo parque nacional.

Crédito: Jaime BorquezImpressionante, geleira San Rafael tem 2 km de extensão e 70 metros de altura

Já para avistar outra geleira,  Ventisquero Colgante, um glaciar pendurado a 7.800 metros nas montanhas, é preciso fazer as trilhas pelo parque Parque Nacional Queulat.

Há várias trilhas. Mas fizemos a mais curta até chegar ao lado de degelo, com água azul turquesa, de onde saem botes para avistar a geleira gigante mais de perto. Aqui você precisa de sorte com o tempo. Se fechar, não vê nada.

Após as trilhas, no passeio do Loberias está incluso um almoço lá mesmo, um churrasco patagônico.

Vegetarianos e veganos , bem como todos que tiverem qualquer restrição alimentar, devem avisar antes para que haja opções, pois a tradição, neste passeio, é assar um cordeiro.

Crédito: Jaime BorquezPara avistar a geleira pendurada de Queulat é preciso fazer uma trilha e dar sorte, pois o tempo pode fechar e não se vê mais nada

O terceiro passeio inacreditável dessa região é a visita às capelas de mármore. São cavernas coloridas, esculpidas durante milhares de ano, localizadas no Lago General Carrera.

Neste passeio de barco é indispensável o uso de roupa impermeável. Ou leve uma troca, pois você vai se molhar.

O vídeo do post abaixo mostra um pouquinho de como é o lugar e o trajeto do barco. Para saber mais detalhes desta aventura clique aqui.

Como esse passeio fica em Puerto Tranquilo, a mais de 5 horas de carro do resort, neste dia, os turistas passam a noite no Parador Lodge Loberias, mais um lugar incrível pra sua lista.

O chalé de madeira lembra uma casa de bonecas, dentro e fora. Aproveite para curtir o frio intenso ao lado da lareira na sala, com um vinho ou um pisco feito da fruta calafate.

As flores no post abaixo, que forram o jardim do lodge, chamam-se lupinos. Elas foram introduzidas na Patagônia chilena  viraram um dos cartões-postais do lugar.

Lindas, as flores lembram lavanda, só que são coloridas. Além das roxas, há tons de rosa e amarelo.

Lupinos vão te acompanhar por todo trajeto pela Carretera Austral nesta viagem.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Andrea Miramontes ∙ Travel ♻️ (@ladobviagem) em

A cabana patagônica foi feita para poucos  hóspedes e fica aos pés das montanhas à beira do Rio Baker.

Uma pequena trilha leva do lodge a dois mirantes no rio, para fotografar a paisagem e curtir o silêncio absoluto da Patagônia.

Tudo está incluso também nesta noite do lodge, localizado em Puerto Bertrand.

A noite por à beira do rio Baker será silenciosa e relaxante. Esqueça internet.

pataônia chilena, foto andrea miramontes
Crédito: Andrea Miramontes / Lado B ViagemPara chegar ao mirante do Rio Baker há uma trilha que sai do lodge; na foto, jornalista Eliana Antiqueira
Crédito: Andrea Miramontes/ Lado B ViagemAos pés da montanha, lodge em Bertrand tem poucos quartos para hóspedes exclusivos

Gastronomia

Todas as refeições do resort são servidas em buffet,  saladas e pratos quentes. O hábito alimentar nesta região é de pesca, principalmente salmão, e cordeiro. Mas vegetarianos não passam aperto no Loberias.

Já no lodge, em Bertrand, a refeição é feita sob medida, fresca, com ingredientes locais, na medida dos hóspedes que estão no momento. Pudins vêm à mesa enfeitados com flores.

Novamente, se tiver alguma restrição alimentar, avise na reserva. Durante todos os trajetos, os guias levaram opções de lanches adaptados a mim.

Os passeios têm picnics ao pé das montanhas, além do almoço em restaurantes pequeninos localizados em povoados. Um charme.

Os programas do Loberia del Sur duram de três a sete noites. Absolutamente tudo está incluso, mesmo o transporte do aeroporto de Balmaceda. São cerca de 2h30 de estrada.

Crédito: DivulgaçãoRestaurante do hotel em Puerto Chacabuco serve sistema buffet

Prepare-se para a viagem

Para chegar à região patagônica de Aisén, é preciso fazer conexão em Santiago para um voo a Balmaceda.

Caso programe a viagem sem o apoio do hotel, é indispensável alugar um carro e estudar muito bem os mapas para percorrer a Carretera Austral.

É indispensável fazer um seguro-viagem, para evitar prejuízos inesperados com qualquer problema durante a aventura.

Usei a Affinity Seguros com um plano que cobre até US$ 35 mil, incluindo todas as despesas médicas e odontológicas durante minha jornada.

A mala para o destino é bem específica. Patagônia é uma surpresa e pode esquentar. Mas, em geral ,faz frio e chove muito. Leve roupas e tênis impermeáveis, casacos bem quentinhos, tocas e segunda pele.

Por: ladobviagem

Andrea Miramontes, jornalista, viajante e curiosa. Sou vegetariana e jamais divulgo atrações que escravizem animais :) Faço os blogs Lado B Viagem e Patas ao Alto. Seja muito bem-vindo!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Lado B Viagem da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …