Saiba o que fazer em Ilhabela com chuva

A Cátia Noronha, blog Todas as Mães em Viagem, selecionou passeios bem legais para fazer com a criançada

Por: Redação Comunicar erro

Praias, banhos de cachoeira, trilhas, mergulho, passeios de barco, de jipe ou de bike… Sem dúvidas, Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, é um dos lugares mais incríveis para visitar. Mas e quando o tempo não ajuda e a chuva estraga os planos do dia? Vai ficar trancafiado no hotel?? Sacar o baralho da mala? De jeito nenhum!

Ilhabela

Para quem pegou estrada, desceu a serra, enfrentou fila de balsa e mesmo assim o tempo não cooperou, saiba que em Ilhabela há passeios bem legais para se fazer mesmo com o dia nublado e garoa, inclusive para quem tiver com crianças –que é o foco do meu blog!

Vou contar aqui como foi o nosso roteiro, que foi todo feito no Centro Histórico, a charmosa Vila.

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemO prédio onde antes funcionava a Cadeia e o Fórum de Ilhabela

Para começar, visitamos o antigo prédio da Cadeia e Fórum, construído em 1803, hoje transformado no Centro de Exposição do Parque Estadual da Ilhabela. Conferimos uma pequena exposição sobre a fauna e a flora da Ilhabela, além da história e da cultura tradicional caiçara.

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemInterior do prédio onde antes funcionava a Cadeia e o Fórum de Ilhabela

O passeio ganha ares de mistério nas salas das exposições, que ainda mantém preservadas as grades das antigas celas.

Depois visitamos a Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a padroeira de Ilhabela. Construída no final do século 17, ela é linda por dentro e por fora. No alto da escadaria, uma visão panorâmica do centro histórico. Dentro da igreja há ainda uma lojinha onde vende-se alguns souvenirs. Não resisti e trouxe de lembrança uma pequena imagem de Nossa Senhora D’Ajuda.

Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemFachada da Igreja Matriz Nossa Senhora D’Ajuda, a padroeira de Ilhabela

Ainda na vila, conhecemos o Museu Waldemar Belisário, que possui um acervo permanente do artista e outras exposições temporárias, entre elas uma sobre a folclórica Congada da Festa de São Benedito de Ilhabela, com bonecos em tamanho real (o que obviamente fez com que as crianças ficassem vidradas!)

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemExposição sobre a Congada da Festa de São Benedito, no Museu Waldemar Belisário
Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemVitrais do Museu Waldemar Belisário
Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemExposição do Museu Waldemar Belisário

No mesmo local visitamos uma exposição impressionante sobre os navios naufragados ao redor da Ilhabela. Não tirei 1 fotinho sequer pois nesta sala era proibido fotografar. Mas é possível ver fotos e maquetes dos principais navios que afundaram por ali, como o príncipe das Astúrias, o maior naufrágio da costa brasileira, conhecido como o Titanic brasileiro.

Ilhabela
Crédito: ReproduçãoO navio Príncipe das Astúrias, o maior naufrágio da costa brasileira, conhecido como o Titanic brasileiro

Também tem objetos achados nesses naufrágios, como louças e até uma boneca! As crianças amaram essa exposição dos navios, foi realmente muito surpreendente!

O Príncipe de Astúrias era considerado o transatlântico mais luxuoso da Espanha. Em 5 de março de 1916, o navio se dirigia ao porto de Santos, fazendo sua sexta viagem à América do Sul. Chovia forte e a visibilidade era baixíssima, quando durante a madrugada, o navio bateu violentamente na laje submersa da Ponta da Pirabura. Pouco depois o navio estava totalmente submerso. Oficialmente 445 pessoas morreram e apenas 143 sobreviveram, porém, o navio teria centenas de clandestinos que viajavam nos porões. (Trecho extraído do site www.ilhabela.sp.gov.br).

Ilhabela
Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemO mosaico belíssimo da artista plástica Ana Canale no pier de Ilhabela

Seguindo o passeio pela vila, pausa para a tradicional fotinho nos históricos canhões da artilharia portuguesa próximos ao píer (quando criança brinquei muito nesses canhões). A história dos canhões, que datam do século 16, e foram restaurados recentemente, remete à defesa da Ilha contra a intensa atividade de piratas ingleses e holandeses na região.

O píer também vale a visita. Antiga porta de entrada da cidade, hoje conta com um mosaico belíssimo da artista plástica Ana Canale. É neste píer que moradores pescam e que turistas do mundo inteiro desembarcam dos tenders dos navios de cruzeiro que atracam na Ilha.

Crédito: Cátia Noronha | Todas as Mães em ViagemPara finalizar o passeio, um sorvete

Claro que depois de andar e conhecer tanto lugar, todos nós merecemos um almoço delicioso pela região e depois a parada obrigatória na Sorveteria Rocha, na Rua do Meio.

Passeio feito, agora é torcer para abrir o sol no dia seguinte!

Por Cátia Noronha, blog Todas as Mães em Viagem

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …