Salar do Atacama é atração obrigatória no norte do Chile

Atração fica numa área de 320 mil hectares dentro da Reserva Nacional Los Flamencos

Por: Viagem em Pauta | Comunicar erro

O cenário no norte do Chile é tão variado que até os hotéis querem ver seus hóspedes do lado de fora.

Para esta reportagem, o Viagem em Pauta ficou hospedado no Tierra Atacama, um hotel-boutique com pegada aventureira, conhecido pelo cardápio de excursões incluídas nas diárias, assim o hóspede não tem que se preocupar com traslado, pagamento de ingressos, nem alimentação.

Seja para quem vai pela primeira vez ou para quem está de volta ao deserto, esse hotel premiado como um dos melhores da América do Sul pela revista “Condé Nast Traveler” sempre tem uma boa opção, deserto adentro.

Salar do Atacama

Uma das atrações básicas é o Salar do Atacama, no interior da Reserva Nacional Los Flamencos, uma área de 320 mil hectares de um impressionante deserto formado por rochas de sal que rodeiam lagoas que servem de habitat para três tipos de flamingos locais.

O local é endereço também dos salares de Tara, de Aguas Calientes e o de Puisa, além das lagoas Miscanti e Miñiques.

Salar do Atacama
Crédito: Eduardo Vessoni/Viagem em PautaLocalizado no interior da Reserva Nacional Los Flamencos, esse salar é um dos cenários obrigatórios, no Deserto do Atacama, no Chile

Onde ficar

Assim como as outras unidades da rede, na Patagônia chilena e em Chiloé, o Tierra é conhecido por suas instalações que convidam o hóspede a apreciar o lado de fora.

Tierra Atacama
Crédito: DivulgaçãoPara esta reportagem, o Viagem em Pauta se hospedou no Tierra Atacama

O Tierra conta com um cardápio de excursões que já estão incluídas nas diárias, sem que o hóspede tenha que se preocupar com detalhes de traslados, pagamento de ingressos, excursões e alimentação.

Sob o conceito de Spa Aventura, o hotel alia hotelaria superior e passeios fora do circuito turístico tradicional.

 Tierra Atacama
Crédito: DivulgaçãoSpa Aventura, o hotel alia hotelaria superior e passeios fora do circuito turístico tradicional

Outro destaque é a gastronomia com foco em ingredientes nacionais. Durante a semana em que estive hospedado por lá, o cardápio contou com opções como pastel de jaiba (crustáceo da costa chilena), carne de lebre e peixes do arquipélago de Juan Fernández (tudo harmonizado com vinhos da vinícola Matetic, inclusos nas diárias).

Tierra Atacama
Crédito: DivulgaçãoVulcão Licancabur, visto da piscina do Hotel Tierra Atacama, no Chile

Como uma espécie de extensão do ambiente externo, os quartos do Tierra são construções que se camuflam no cenário e, ao mesmo tempo, trazem o deserto para mais perto do hóspede, como as portas deslizantes de vidro com vista do vulcão Licancabur e banheiros revestidos em ardósia fria, com opção de ducha externa.

Em 2017, dois hotéis da rede (Atacama e Patagônia) entraram na lista do World’s Best Awards como os 100 melhores do mundo, premiação realizada todos os anos pelo guia de viagens “Travel+Leisure”.

Autor: Viagem em Pauta

O Viagem em Pauta é o projeto pessoal do jornalista Eduardo Vessoni, profissional que atua com turismo desde 2008 e já colocou os pés em todos os continentes.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário viagemempauta da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …