São Paulo ganha guia com mais de 300 padarias para você conhecer
Guia virtual traz mais de 300 estabelecimentos catalogados por inspiração gastronômica
Que São Paulo é um dos principais destinos gastronômicos do mundo ninguém tem dúvida. Agora os turistas vão poder ter uma experiência tipicamente paulista: tomar café da manhã em uma padaria.
A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) lançou a segunda edição do “Guia Turístico das Padarias“. A publicação traz mais de 300 estabelecimentos, de um total de 12,7 mil padarias distribuídas pelo estado, quase o dobro do Rio de Janeiro.

O “Guia das Padarias” indica os estabelecimentos que oferecem atendimento em vários idiomas, acessibilidade, medidas de sustentabilidade e inclusão social.
- Ministério do Trabalho abre 25 mil vagas em cursos gratuitos para jovens de até 29 anos
- Escolegis oferta 45 mil vagas para cursos gratuitos EaD
- Apenas uma de 41 marcas de creatina cumpre todos os critérios da Anvisa; saiba se é a que você consome
- ‘Patrimônio do povo brasileiro’: o que você precisa saber sobre o SUS e seu impacto no Brasil
A publicação também informa a inspiração gastronômica de cada uma delas: italiana, portuguesa, judaica, francesa, além de dicas sobre harmonização dos pães com vinho e cafés.
As padarias paulista
A publicação ainda inclui curiosidades como a maior padaria da América Latina, com 2,5 mil m², na capital; uma das mais antigas do país, em Santana do Parnaíba; padarias do tipo boutique, em municípios como São Bernardo do Campo. Apenas no município de São Paulo são consumidos 20 mil pães franceses por dia.
Segundo dados do Sebrae, todos os dias cerca de 100 padarias são abertas no Brasil. Do total, 70% são de microempreendedores individuais. O evento foi realizado na sede do Sampapão, entidade que representa as entidades de panificação e confeitaria de São Paulo, na capital paulista.