CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Seychelles, um voo na imaginação

No amor e na viagem, só precisamos pôr em prática uma coisa: deixar ir

Por: Viramundo e Mundovirado

Quando o avião se aproxima de Seychelles as imagens me remetem, à primeira vista, ao filme de Godfrey Reggio que no início dos anos 80, instituiu com “Koyaanisqtasi”, um tipo de documentário em que a natureza era o objeto privilegiado. Nele, víamos as paisagens com olhar de pássaros, mas a força do filme residia na impossibilidade de nos aproximarmos daquela natureza prístina e selvagem.

Crédito: Wikimedia CommonsA sensação de estar num lugar …

Nesse momento, antes da aterrissagem, tenho a mesma sensação do filme, e nem poderia ser diferente, pois aqui em Seychelles a natureza por si só é superlativa.

Todas as crianças têm poder feérico de se transformar no que desejam, certo? E por que só elas? Assim em meu devaneio, visto a capa do super homem e deixo-me levar num voo com roteiro semelhante ao de Koyaanisqtasi. Lá embaixo, imagino as pessoas admiradas tentando entender: é um alienígena? Um pássaro?

Crédito: Seychelles TourismOs viajantes se aventuram mais porque querem ter a experiência de um lugar e não apenas vê-lo

Começo sobrevoando aquele território, geograficamente retalhado em 118 ilhas. O registro visual é marcante e reforça minha aventura. Faço um looping sobre Mahé, a maior das ilhas de Seychelles. A visão surpreende. No seu perfil serrilhado de montanhas verdes cobertas por buquês de nuvens, sobressai o Morne Seychellois, cume mais alto da ilha.

Dá para observar escondidas entre a vegetação as trilhas que junto com as praias reluzentes de Mahé são a grande curtição entre os viajantes, pois trekkings e cavalgadas levam aos cantos secretos da ilha. Algumas das plantas e dos animais ameaçados de extinção são encontrados ali, incluindo o sapo das Seychelles, menor do que unha humana, e a rara árvore-viva de medusa, que recebe esse nome porque suas flores são semelhantes às estrelas do mar.

Crédito: Seychelles TourismSainte Anne Marine Park. Mergulho na paisagem. Cenário que pede silêncio

Na minha fantasia, faço agora uma curva de reversão de 45º para visualizar, a nordeste de Mahé, o Ste-Anne Marine Park que abrange seis ilhas rodeadas pelo oceano cuja cor muda de acordo com a incidência da luz. Ora azul turqueza, ou cobalto, ou ainda a cor mais predominante, pra mim um verde abacate, mas todas transparentes como cristal.

As ilhas são separadas por canais cheios de bancos de corais que proporcionam habitat perfeito para todo tipo de vida subaquática. Com a limpidez da água posso admirar ouriços do mar, sargentos listrados e peixes-papagaio brilhantes.

Depois de sobrevoar a ilha Cousin que se destaca pelas tartarugas gigantes, me desloco para Praslin, famosa pelas árvores de coco de mer, um coco amarelo maior do que uma bola de rugby. O que seria do estressado esquilo Scrat, aquele do filme a Era do Gelo, enlouquecido porque nunca conseguiria agarrar essa noz?

Crédito: Seychelles TourismAnse Source d’Argent. No amor e na viagem, só precisamos pôr em prática uma coisa: deixar ir

É surpreendente observar nessa inventiva viagem aérea o quanto ela transita entre paisagens sedutoras. Mas nada nessa batalha de imagens supera a visão da praia Anse Source d’Argent, numa enseada isolada em La Digue, terceira maior ilha das Seychelles. Ela não precisa de nenhum tipo de aprimoramento.

Suas areias finas, com tonalidade quase rosa, faíscam de acordo com o sol, e se estendem entre um mar de tonalidade azul sei-lá-o-quê, e uma morraria caótica de rochedos de granito.

Seychelles, destino para viajar em sonhos.

Por: Viramundo e Mundovirado

Site de viagens e descobertas. Sugestões para despertar a mudança que o viajante, mesmo sem o saber, deseja. Viajar muda também seu interior, daí “viajar para se descobrir”

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Viramundo e Mundovirado da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …