CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Startup paga viajantes para entregar encomendas internacionais

Empresa promete grana extra para quem viaja a passeio ou a trabalho para o exterior

Por: Redação

Uma startup brasileira de crowdshipping (sistema de entrega de produtos formado por pessoas comuns que se cadastram numa plataforma para oferecer serviços de entrega utilizando seus próprios meios de transporte), pretende garantir a chegada de encomendas no exterior dez vezes mais rápido e cinco vezes mais econômico do que os Correios.

Lançado neste ano e semelhante aos serviços da americana Grabr e da chilena Comparto Mi Maleta, o Wooboogie conecta viajantes (os chamados boogiers) com pessoas que precisam enviar ou receber qualquer item permitido entre países da América Latina, oferecendo também a possibilidade de  acompanhamento do status da encomenda.

Crédito: Pollyana Ventura/iStockAirport, Airport Departure Area, Airplane, Airport Terminal, Boarding

Segundo o CEO da companhia, o capixaba Cleverson Fontana, a startup começou a ser idealizada no final de 2015 quando foi identificada a carência de envio e recebimento de encomendas entre nações distintas de uma forma menos burocrática, mais célere e barata.

Por enquanto, a empresa faz a ponte somente entre Brasil e Argentina (e vice-versa), tendo inclusive uma rede de parceiros no país vizinho, onde os usuários podem comprar produtos mais baratos e solicitar o recebimento pela plataforma –isso além do envio de encomendas avulsas face à necessidade do solicitante.

8 PAÍSES PARA VIAJAR APENAS COM O SEU RG

Nos próximos meses a empresa passará a aceitar pedidos com destino a (ou oriundos de) Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile).

Mais barato

Para conseguir um orçamento menor do que o de enviar pelo Sedex ou PAC via Correios, a Wooboogie trabalha com a remuneração de viajantes. Ou seja, pessoas que, coincidentemente, vão para os mesmos destinos de produtos que precisam ser entregues em determinadas datas e se colocam à disposição dos usuários por meio da plataforma.

Crédito: PORNCHAI SODA/iStock“”Match” é ponto de partida para os envios das encomendas

Apesar da negociação ser feita diretamente com o boogier, o pagamento da transação, feito via PayPal ou cartão de crédito, é protegido pela startup, sendo liberado para o viajante apenas quando for confirmada a conclusão do “transporte”.

Caso aconteça algum problema com o pedido, o dinheiro é integralmente reembolsado ou, se o usuário preferir, pode enviá-lo por meio de outro boogier.

Segurança

Para garantir a segurança da plataforma, o Wooboogie exige a verificação dos perfis cadastrados a partir do envio de fotos em que os usuários segurem uma documentação com foto legível e proíbe que os objetos a serem transportados estejam lacrados no momento da entrega para o viajante.

Além de orientar que a negociação seja feita em lugares públicos, como shoppings, parques e terminais aeroportuários, a startup também está implementando um sistema de inteligência artificial para impedir os usuários de enviarem contatos pessoais por meio do chat da plataforma, garantindo que a transação seja acordada aos olhos da startup.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …