Tirolesa a 55 km/h é atração radical na Chapada dos Veadeiros

A atividade dura cerca de uma hora e acontece apenas aos finais de semana; veja o vídeo

Por: Viagem em Pauta | Comunicar erro

São 850 metros de extensão, a 100 metros de altura e a quase 60 quilômetros por hora. Mas o melhor é o que a gente vê lá embaixo: a Chapada dos Veadeiros.

Tirolesa na Chapada dos Veadeiros

O Voo do Gavião é realizado na Fazenda São Bento, a 8 km de Alto Paraíso, a capital da Chapada dos Veadeiros.

Sob dois cabos de aço paralelos, entre morros da Serra Almécegas e do Mirante da Fazenda São Bento, a experiência é um sobrevoo de quase um minuto e meio, sobre florestas do cerrado e com vista para atrativos naturais da região, como o Morro da Baleia e a Serra da Boa Vista.

“É um voo mais panorâmico e contemplativo porque a tirolesa não tem muita inclinação”, explica Amana Suriara Lima, coordenador dessa atividade que tem sua estabilidade garantida por conta dos dois cabos de aço da estrutura.

Conhecida pela variedade de atividades de aventura, com opções que vão de cachoeiras de fácil acesso a longas travessias, a Chapada dos Veadeiros é favorecida por sua geografia irregular.

Segundo o diretor da agência responsável pela atividade, Ion David Zarantonelli, as grandes altitudes e desníveis abruptos da região favorecem a chegada a picos e mirantes sem muito esforço.

A experiência é como ter a sensação de um voo de parapente, de onde é possível ter vista aérea de 360º da Chapada dos Veadeiros, e seu nome foi inspirado nos gaviões carcarás que passavam pelo local, enquanto a equipe montava os equipamentos, em 2010.

Voo do Gavião

A atividade tem uma duração total de cerca de uma hora e acontece apenas nos finais de semana, das 9h às 16h (de 2ª a 6ª apenas para grupos com agendamento prévio). Crianças de até 12 anos podem fazer voo duplo. O passeio custa R$ 100 (sentado) ou R$ 150 (deitado). Informações: www.travessia.tur.br.

1 / 8
1
06:43
Após ser acusado de comunista, Dimenstein cobra provas de Hasselmann
A deputada federal Joice Hasselmann perdeu a calma nas redes sociais ao atacar o jornalista Gilberto Dimenstein, acusando-o de militante …
2
04:53
Netflix e KondZilla lançam ‘Sintonia’, da periferia para o mundo
KondZilla tem razão quando afirma: "A favela venceu". “Sintonia”, a nova série da Netflix, prova isso. A ideia original é dele …
3
04:21
Sinais que indicam problemas no estômago
Ter tosse seca pode ser um sinal que o seu estômago não vai muito bem. Hoje, o Dr. Raul Cutait, médico …
4
03:43
O estrago de Frota é maior que o Bolsonaro poderia acreditar
Após ser expulso do PSL, o deputado federal Alexandre Frota confirmou sua filiação ao PSDB, partido de João Doria, governador …
5
03:03
Câmara aprova projeto de lei sobre abuso de autoridade
A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define quais situações configuram abuso de autoridade. Agora, o texto …
6
04:07
Um pedido de desculpas à Angela Merkel pelas ofensas de Bolsonaro
Depois de dizer a um repórter que ele deveria fazer cocô dia sim, dia não para preservar o meio ambiente, …
7
03:26
Mortes provocadas pelo fim dos radares deveriam ter nome de Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro determinou nesta quinta-feira, 15, a suspensão dos radares de fiscalização de velocidade móveis em rodovias federais …
8
04:56
‘Risk’, na Netflix, vaza a imagem não autorizada de Julian Assange
Será que, em um ato de coragem, você arriscaria sua própria liberdade para trazer à tona realidades que manipulam a …