Tocantins seleciona voluntários para atuar no Jalapão

O Jalapão dispensa apresentações, pois é uma das paisagens mais bonitas e exóticas do Brasil

Por: Redação | Comunicar erro

O Jalapão é a bola da vez do turismo nacional. Cenário de novelas, filmes e reality shows, a região é rica em biodiversidade e possui atrativos naturais de encher os olhos. Mas tanta beleza precisa de cuidado e preservação.

O governo do Tocantins está com vagas abertas para o programa Voluntário pela Natureza para selecionar pessoas interessadas em trabalhar por um período específico dentro do Parque Estadual do Jalapão.

Governo do Tocantins
Crédito: Washington Luiz/Governo do TocantinsVoluntários acompanham e orientam visitantes durante passeio nas dunas do Jalapão

O Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) disponibiliza aos voluntários selecionados transporte de ida e volta de Palmas até a Mateiros, sede do Parque Estadual do Jalapão, e se responsabiliza por todos os deslocamentos necessários para o desenvolvimento das ações.

Os voluntários também terão à disposição hospedagem com cozinha coletiva para preparo das refeições, além de quartos, banheiros (masculino e feminino), sala com TV e áreas para lazer.

Jalapão

O Naturatins não oferece alimentos e nem mão de obra para o preparo dos mesmos, ficando os voluntários responsáveis pela limpeza e organização das instalações utilizadas, conforme normas de uso do alojamento e espaços coletivos. Os voluntários recebem coletes de identificação para uso exclusivo durante os trabalhos.

Datas e inscrições

As datas disponibilizadas para o programa caem sempre em períodos de feriados ou férias, que é quando a região do Jalapão tem maior fluxo de visitantes. Serão selecionados, em média, três voluntários por período, sendo que no feriado da independência do Brasil (5 a 10/9) serão escolhidos seis.

Jalapão
Crédito: Divulgação/Governo do TocantinsFluxo de turistas na Cachoeira da Velha

Os voluntários passam uma média de seis dias no programa, sendo que, em dezembro, no período de Natal e Ano Novo, serão apenas cinco. Todas as datas estão disponíveis no edital.

Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível em aqui, seguindo as normas do edital.

Os pré-requisitos para se inscrever é que o interessado seja maior de 18 anos; seja comunicativo, proativo, compromissado; saiba trabalhar em equipe e tenha interesse pela conservação da biodiversidade e os recursos naturais. Além disso, é necessário ter capacidade de interação com moradores locais e de respeito às características culturais da região.

Jalapão
Crédito: Divulgação/Governo do TocantinsO Jalapão dispensa muitas explicações, pois é uma das paisagens mais bonitas e exóticas do Brasil

Após o término da ação, todos os participantes receberão um certificado (mediante apresentação de relatório individual e do formulário de avaliação do programa) com a quantidade de horas correspondentes às atividades desenvolvidas.

Surpresas

O Jalapão é sempre uma caixinha de surpresas. Em 2017, quatro jovens universitários do município de São Carlos, interior de São Paulo, que participavam do programa Voluntário pela Natureza, acompanharam de perto as gravações da novela das 21 horas da Rede Globo, “O Outro Lado do Paraíso”. Eles ajudavam técnicos do Naturatins no processo de fiscalização da preservação ambiental durante as gravações.

1 / 8
1
04:47
Entenda como o fogo na Amazônia virou uma crise internacional
O fogo que consome a Amazônia, maior floresta tropical do mundo, já representa 52,5% de todas as queimadas registradas no …
2
02:58
Como se prevenir de doenças
Você sabe o que são as doenças crônicas não transmissíveis? Hoje, a Dra. Aline Oliveira, médica de família, fala sobre ações …
3
03:13
Kinoplex: o cinema sem defeitos em São Paulo!
Quem disse que cinema de shopping é tudo igual? São Paulo acaba de ganhar um espaço exclusivo, com seis salas …
4
08:59
Vinicius Poit defende Salles como ministro do Meio Ambiente
O deputado federal Vinicius Poit (NOVO-SP) defendeu a permanência de Ricardo Salles como ministro do Meio Ambiente no Governo Bolsonaro. …
5
02:28
Quais são os sintomas que são gerados pelo estresse?
Com a correria do dia-a-dia somos facilmente pegos pelo estresse. E o nosso corpo indica sinais de que estamos fisicamente …
6
03:52
Surge o BolsoLula: os mesmos vícios da velha política brasileira
No vídeo, o jornalista Gilberto Dimenstein explica o conceito da expressão 'BolsoLula' e analisa as consequências da interferência política exercida …
7
04:15
Como os Beatles mudaram minha vida: parte 1
Como seria o mundo sem a inovação e energia que a música ganhou pós-Beatles. Imaginou? E se as pessoas também …
8
03:02
Jair Bolsonaro é louco, ignorante ou irresponsável?
O presidente Jair Bolsonaro fez um pronunciamento nesta quarta-feira, 21, apontando que ONGs poderiam estar por trás das queimadas na …