Trem turístico revive a colonização italiana no interior de SP

Além do tradicional percurso turístico, os usuários contarão com atrações típicas italianas

Por: Redação

Que tal voltar ao passado e conhecer um pedacinho da Itália em São Paulo a bordo de um trem turístico? No dia 25 de agosto acontece mais uma viagem do “Trem Italiano”, edição especial do Expresso Turístico da CPTM, com destino à cidade de Jundiaí (60 km da capital), que preserva muitos costumes e a arquitetura trazida pelos imigrantes italianos.

O passeio é feito a bordo de uma locomotiva composta por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 1960, cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária).

Criado em 2009, o Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 1950
Crédito: Divulgação/CPTMCriado em 2009, o Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 1950

Além do convencional trajeto, os usuários terão a bordo apresentações de músicas, narração de histórias, curiosidades sobre a imigração italiana no Brasil e um bate papo descontraído sobre o país.

O trem parte da Estação da Luz, às 7h45, rumo à Jundiaí. Com duração de 1h30, o percurso é realizado ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway.

A cidade de Jundiaí é conhecida nacionalmente como Terra da Uva
Crédito: Divulgação/CPTMA cidade de Jundiaí é conhecida nacionalmente como Terra da Uva

No retorno, o trem deixa Jundiaí rumo a São Paulo às 16h30, com a chegada à Estação da Luz às 18h. O preço unitário da passagem é de R$ 50 (ida e volta). Vale destacar a possibilidade de descontos que podem chegar a 25% na compra de até três passagens para acompanhantes.

O passeio

A programação explora a influência da imigração italiana presente na ferrovia e na região do Circuito das Frutas, além de incluir visitas a adega, cantina, fazenda histórica e restaurantes com comida caseira e a participação na tradicional Pisa da uva, ao som de canções italianas e tarantelas.

O passeio é feito a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3, de 1952,
Crédito: Divulgação/CPTMO passeio é feito a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3, de 1952,

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. Os interessados no roteiro complementar devem adquirir o pacote vendido separadamente pela Rizzatour de Turismo, que inclui guia de turismo, ingressos das visitações, degustação de vinho e almoço. O pacote não será vendido no dia da viagem e a compra antecipada pode ser feita pela internet. O valor é de R$ 254 por pessoa.

Compartilhe:

Tags:#CPTM