Turismo cresce acima da média no Oriente Médio e África

As Américas receberam 217 milhões de visitantes internacionais, um aumento de 3% na mesma comparação.

Por: Redação | Comunicar erro

O turismo no Oriente Médio e na África cresceu acima da média mundial no ano passado, segundo informações divulgadas pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO, na singla em inglês), agência das Nações Unidas com sede em Madri, na Espanha.

O Oriente Médio recebeu 64 milhões de turistas em 2018, um aumento de 10% sobre o ano anterior, um “resultado sólido” e que “consolida a recuperação de 2017”.

A África atraiu 67 milhões de visitantes, um crescimento de 7% na mesma comparação. O número de turistas no Norte da África –a África árabe– subiu 10%, ao passo que na África Subsaariana o avanço foi de 6%.

Egito
Crédito: AlexanderLipko/iStockVista do templo de Karnak, na cidade de Luxor (Egito); turismo na África e Oriente Médio cresceu em 2018

O total de desembarques internacionais na Europa chegou a 713 milhões, um acréscimo de 6% em relação a 2017. Na Ásia e Pacífico, os turistas somaram 343 milhões, um crescimento de 6% também.

As Américas receberam 217 milhões de visitantes internacionais, um aumento de 3% na mesma comparação. Os desembarques cresceram na América do Norte (4%) e na América do Sul (3%), mas caíram na América Central e Caribe (-2%). No último caso, o resultado ainda refletiu o impacto dos furacões Irma e Maria, ocorridos em setembro de 2017, de acordo com a OMT.

Meta antecipada

De acordo com o Barômetro do Turismo Mundial, publicação da OMT, o número global de desembarques de turistas internacionais chegou a 1,4 bilhão em 2018, um avanço de 6% em relação ao ano anterior. A organização previa que esta marca seria atingida somente em 2020, “mas o crescimento significativo dos desembarques internacionais nos últimos anos a antecipou em dois anos”.

Crédito: KimImago/FlickrMachu Picchu é uma das 7 maravilhas do mundo moderno

A instituição destaca que a movimentação internacional de turistas cresceu mais do que a economia mundial, que avançou 3,7% no ano passado. “O crescimento do turismo nos últimos anos confirma que o setor é atualmente um dos mais fortes indutores do crescimento econômico e do desenvolvimento”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, segundo nota da entidade.

A previsão de 1,4 bilhão de turistas apenas em 2020 havia sido feito em 2010, mas de lá para cá, de acordo com a instituição, o crescimento econômico mundial foi mais forte do que o esperado, as passagens aéreas se tornaram mais baratas, ocorreram mudanças tecnológicas no setor, novos modelos de negócios apareceram e a emissão de vistos foi facilitada ao redor do mundo, e isso tudo fez com que a atividade crescesse mais rapidamente.

Para 2019, a OMT estima um crescimento de 3% a 4% no turismo mundial.

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
01:45
Visitamos uma fantástica fábrica de chocolate
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
01:20
Karol Conka indica 2 lugares incríveis para conhecer em Curitiba
Convidada pelo Colaí Indica para falar sobre os seus rolês favoritos em Curitiba, cidade natal da rapper, Karol Conka mostrou …
5
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
6
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
7
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
8
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …