Turismo e aventura na Serra do Rio do Rastro

A estrada da Serra do Rio do Rastro liga a cidade catarinense de Lauro Müller às cidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Com um trecho que faz qualquer um perder o fôlego é considerada uma das estradas mais bonitas e complexas do mundo. O percurso é repleto de cachoeiras e mata fechada com árvores típicas da região. Por conta da sinuosidade da estrada, a cada curva uma paisagem surpreendente se revela.

Vista panorâmica da Serra do Rio do Rastro com estrada SC-390

Com a extensão de apenas 8 km e com 1421 metros de altitude, além abrigar uma gigantesca biodiversidade, é também considerado um sítio geológico muito importante do Brasil.

Naturalmente, a estrada é muito visitada por turistas de vários lugares do mundo, mas nem todos conhecem tão bem as características do trecho. Dirigir por essa rota, por exemplo, pode ser uma tarefa muito difícil para quem não tem muita experiência com estradas mais complexas. Além das centenas de curvas fechadas, praticamente todos os trechos não têm acostamento, o que exige muito mais atenção do condutor.

Foto: Mariospassos/Wikimedia Commons

Por isso, muitas pessoas preferem fazer o percurso de ônibus de viagem. Além de ser mais confortável, não é preciso se preocupar com nada além de apreciar a paisagem. A viagem também fica mais barata, porque muitas vezes as passagens de ônibus são mais em conta do que as despesas que uma pessoa assume quando viaja com seu próprio carro.

Também é importante lembrar que apesar da complexidade da estrada, já foram registrados ao menos 500 dias sem acidentes fatais entre 2013 e 2014. O turismo está mais viável e vai ser estimulado nos próximos anos. Uma das novidades e ações para estimular as visitas ao local, é que a serra poderá abrigar um polo de aventura, as obras ainda não começaram e ainda estão sem data prevista de início e término. Mas será uma atração e tanto e promete levar muita gente para a região.