Turismo noturno: conheça a nova tendência de viagem

Tendência convida a explorar destinos sob céus claros e noites estreladas e que inspiram a conexão com a natureza

13/02/2025 05:05

Segundo levantamento feito pela plataforma Booking.com, com mais de 27 mil viajantes em 33 países no ano passado, uma das principais tendências de viagem para 2025 é o chamado turismo noturno.

O turismo noturno consiste em vivenciar experiências únicas que só a noite pode proporcionar, de conexão com a natureza, com o universo e também com a vida selvagem.

Star Trail photo at the Salar de Uyuni in Bolívia. Film and grain simulation on processing. Long Exposure at picture taken.
Star Trail photo at the Salar de Uyuni in Bolívia. Film and grain simulation on processing. Long Exposure at picture taken. - zulufriend/iStock

Essa tendência mundial, que cresce fortemente na América Latina, em destinos longe da agitação urbana e da poluição luminosa e sonora das grandes cidades, como o Deserto do Atacama, no Chile, ou Salar de Uyuni, na Bolívia.

4 destinos para turismo noturno na América Latina e Caribe

Belize

No coração de Belize, entre selvas exuberantes e praias de águas cristalinas, fica o Blancaneaux Lodge, uma das propriedades da coleção The Family Coppola Hideaways, do cineasta Francis Ford Coppola. Este hotel é o lugar certo para quem deseja explorar o céu noturno em um ambiente íntimo e exclusivo.

Visto do céu estrelado em Blancaneaux, Belize
Visto do céu estrelado em Blancaneaux, Belize - Divulgação

À noite, seus espaços se transformam em mirantes naturais que nos ajudam a contemplar o céu em todo o seu esplendor. Jantares ao ar livre, preparados com ingredientes colhidos na extensa horta da propriedade, podem ser apreciados sob um manto de estrelas, enquanto a brisa da selva cria o ambiente perfeito. Este lugar combina luxo, sustentabilidade e a oportunidade de se conectar com o cosmos em um cenário inesquecível. 

Moskito Island (Ilhas Virgens Britânicas)

Na remota e exclusiva Ilha Moskito, nas Ilhas Virgens Britânicas, The Branson Beach Estate possui três vilas privativas, cercadas por águas calmas e praias de areia branca, um cenário ideal para noites tranquilas sob a luz das estrelas.

A remota e exclusiva Ilha Moskito, nas Ilhas Virgens Britânicas
A remota e exclusiva Ilha Moskito, nas Ilhas Virgens Britânicas - Divulgação

Os céus claros deste canto do Caribe oferecem a observação perfeita de constelações e estrelas cadentes. Piscinas de borda infinita, terraços privativos e atividades noturnas, de degustações de vinho ao mergulho, garantem que cada momento seja memorável. Este destino, com capacidade para 22 hóspedes e que já recebeu famosos como Justin Timberlake e a família Obama, é voltado para quem busca o máximo de exclusividade.

Salar de Uyuni (Bolívia)

O Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia, é um destino de tirar o fôlego: cobrindo mais de 10.000 km², esta vasta planície branca é conhecida como o espelho do céu. Durante a estação chuvosa, de dezembro a abril, sua superfície reflete o céu com uma clareza tão mágica que parece apagar os limites do horizonte. 

Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia, é um destino de tirar o fôlego
Salar de Uyuni, no sudoeste da Bolívia, é um destino de tirar o fôlego - Divulgação

A Hidalgo Tours, com mais de três décadas de experiência, aperfeiçoou a criação de roteiros no destino. As excursões noturnas incluem caminhadas no salar enquanto milhões de estrelas iluminam o céu, uma experiência que convida a contemplar a imensidão do universo. Adicione a isso os vulcões, os gêiseres e a sensação de isolamento absoluto, uma experiência que combina luxo e natureza em sua forma mais pura.

Deserto do Atacama (Chile)

É no deserto árido do Atacama que fica o céu mais famoso do mundo para a observação de estrelas. Não é à toa que é por lá que está o maior telescópio que já existiu e onde astrônomos de várias nacionalidades desembarcam para estudar os mistérios do universo.

O Nayara Alto Atacama é um dos únicos hotéis a ter o próprio observatório e por estar longe do centro de San Pedro de Atacama tem a vantagem de proporcionar a experiência livre de luzes externas, apenas sob o brilho da lua e das estrelas. No alto de uma colina, os hóspedes podem se acomodar em espreguiçadeiras giratórias, com mantas para as noites frias, e ter uma verdadeira aula sobre constelações e galáxias com um guia expert no tema.