Turismo pós-pandemia: Como serão as viagens a partir de agora

Com algumas adaptações, o setor de turismo está pronto para receber os viajantes

Para quem não perde a oportunidade de fazer uma viagem, 2020 foi um ano bastante atípico. Com uma série de restrições para circulação, o setor de turismo ainda está se adaptando para o chamado “novo normal”. Entretanto, pesquisas já mostram como serão as viagens a partir de agora.

De acordo com estudo ma agência global de travel marketing, a Travel Media PR, desenvolvida em parceria com o Guia Viajar Melhor, fazer uma viagem não será impossível nos próximos tempos, mas certamente será diferente daquilo que estávamos acostumados.

Turismo pós-pandemia: Como serão as viagens a partir de agora

As mudanças vão desde o comportamento do viajante, passando pelos cuidados durante a viagem, até a escolha de destinos. Felizmente, apesar de tudo isso, o setor de turismo dá sinais de otimismo, com a adaptação necessária para atender os viajantes diante de novos padrões.

O comportamento do viajante

Um dos aspectos levantados pelo estudo da agência de marketing turístico e relações públicas, Travel Media PR, o comportamento do viajante diante das restrições impostas pela pandemia mudou.

Se antes o turista escolhia um destino ou um hotel de acordo com os benefícios oferecidos, hoje o cuidado com a saúde (e os processos de biossegurança) passou a ser um fator importante para suas escolhas.

Com as adaptações na forma de consumo, os viajantes também estão mais dispostos a utilizarem a tecnologia para uma experiência mais agradável. Há a tendência para que as pessoas se adaptem rapidamente aos menus em aplicativos, check-ins online e atendimento à distância.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


Cuidados do avião ao hotel

Quando houve a declaração oficial sobre a pandemia do novo coronavírus, ainda em meados de março, as companhias aéreas foram imensamente impactadas com as restrições de voo e tentativas de adequação.

Agora, após tantos dias de trabalho sob condições específicas, os aviões se mostram preparados para atender os viajantes da melhor forma possível.

Além de seguirem os cuidados recomendados pelos órgãos mundiais de saúde, muitas companhias adotaram medidas próprias, como o distanciamento entre um passageiro e outro e recursos que prometem manter o ar “saudável” dentro do avião.

Esses cuidados com a saúde dos viajantes vão além dos aviões, atingindo ainda o setor de hotelaria. Segundo o estudo da Travel Media PR, algumas redes já adaptaram seus serviços para garantir uma experiência com riscos minimizados.

Um bom exemplo está na programação de atividades, como o café da manhã. Os hotéis passaram a trabalhar com faixas de horário, para que os hóspedes façam sua refeição somente em horários estabelecidos no check-in. Assim, não há uma lotação em um período do dia. Outros optaram por trocar o buffet do café da manhã por cardápios disponíveis para a escolha do turista, com o serviço entregue no próprio quarto, como um diferencial para garantir a primeira refeição do dia com total conforto e exclusividade.

Para o futuro do segmento, há uma certa expectativa em relação ao uso de robôs, algo bastante comum em países como o Japão. Esses robôs serão responsáveis pelas entregas e pela higienização dos quartos, reduzindo o contato entre as pessoas.

Destinos nacionais e intimistas

Ainda que a mudança no comportamento do viajante seja um aspecto importante para a reestruturação do setor de turismo, a política estabelecida por cada país, como o fechamento de fronteiras para não cidadãos, também afeta o segmento.

Por isso, a previsão é que as viagens nacionais tenham maior procura nos próximos meses, especialmente destinos que proporcionem um maior contato com a natureza, em lugares em que não haja um grande fluxo de visitantes.

Nesse sentido, espera-se que os turistas busquem por viagens que possam ser realizadas de carro, fomentando o turismo de cada estado. Além disso, lugares paradisíacos do Brasil, como as tranquilas praias do Nordeste, devem entrar na rota dos viajantes.

Créditos: Imagem: Marinelson Almeida / Flickr

Se por um lado a situação de pandemia limita consideravelmente as opções dos turistas na escolha de um destino no exterior, por outro faz com que locais desconhecidos por boa parte da população entrem na rota.

A tendência de viagens locais é tão grande que muitos hotéis e agências de viagens estão adaptando seus serviços para experiências mais exclusivas, ao ar livre e com foco nos cuidados com a saúde.

O futuro das viagens

Para quem gosta de viajar, saber que a atividade pode voltar a acontecer com o máximo de segurança possível é uma ótima notícia. Essa pode ainda ser uma grande oportunidade para conhecer mais de seu estado e até do Brasil.

Seguindo os cuidados estabelecidos pelos órgãos de saúde e com uma boa pesquisa, é possível escolher um destino para encher sua mala com boas lembranças, mesmo que de uma forma completamente diferente do que estamos acostumados.

É o “novo normal” nos proporcionando novas experiências. Se você se interessou por essa pesquisa e deseja ver mais detalhes de como serão as viagens a partir de agora, veja o estudo completo na página O Futuro e o Presente das Viagens Pós-Pandemia.

Em parceria com eurodemand