Turistando em São Paulo: visita ao Farol Santander

Cátia Noronha, do blog Todas as Mães em Viagem, dá uma dica de passeio clássico e imperdível em São Paulo

Por: Todas as Mães em Viagem

No final do mês de junho o Ministério do Turismo divulgou o resultado de uma pesquisa inédita apontando quais os destinos nacionais seriam mais procurados pelos brasileiros em julho. E, adivinhem? A cidade de São Paulo figurou entre os dez lugares preferidos dos viajantes!

Nem dá para se surpreender com esse resultado, visto o número de atrações que a capital paulista oferece!

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemUma voltinha pelo centro de São Paulo também resulta em fotos instagramáveis!

E para quem é de São Paulo ou ainda está de férias pela metrópole, uma dica que vale muito a pena conhecer é o Farol Santander, ícone da cidade, antigo prédio do Banespa.  Foi inspirado no Empire State Building de Nova Iorque e inaugurado em 1947. Por quase 20 anos foi o prédio mais alto de São Paulo. É o tipo de lugar que todo mundo precisa ir um dia, principalmente para quem gosta de turismo cultural e histórico ou simplesmente quer pisar em um dos cartões postais mais famosos da cidade.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemFarol Santander: um lugar icônico de São Paulo que vale a visita

Para a galera das fotos instagramáveis, o Farol Santander é um prato cheio, além de ser um passeio pra lá de interessante cravado no centro da cidade, ao lado do Mosteiro de São Bento.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO lustre de 1,5 tonelada fica no hall principal do Farol Santander e chama a atenção de quem passa

O mirante fica no 26º andar e só a subida de elevador já é uma atração à parte, pela velocidade que chega até o último andar. Lá em cima tem um café (um pouco apertado) que oferece almoço durante a semana e um brunch aos finais de semana a partir das 10h. Mas o ponto alto mesmo é a vista panorâmica da cidade. Importante dizer que quando está chovendo, a visita até o mirante é interrompida.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemLá do alto é possível avistar o terraço do Edifício Martinelli, outro símbolo da cidade de São Paulo

Para quem tem dúvidas sobre ir com crianças, asseguro que é um passeio bem interessante com eles e relativamente rápido. Ah, o mirante é seguro e tem vidros por todos os lados.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemO mirante do Farol Santander fica no 26º andar

O prédio abriga exposições fixas, como o Espaço Memória, que mostra como era um banco dos anos 1950. O mobiliário e os objetos são uma verdadeira viagem no tempo. Também há exposições e mostras temporárias distribuídas entre o 19º e 24º andar. Toda a programação e agenda pode ser conferida pelo site oficial.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemUma viagem no tempo na exposição permanente do espaço Memória. com mobiliários do banco da década de 50

A pista de skate do 21º andar está fechada para manutenção. No térreo tem até uma lojinha com produtos personalizados, como camisetas, itens de decoração e souvenirs.

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as Mães em ViagemDo mirante você pode descer de escada até os andares com as exposições temporárias. Só não olhe para baixo!

É preciso comprar ingresso com dia e hora marcada. A dica é comprar pelo site porque na bilheteria corre o risco de não ter no horário desejado.

Farol Santander: Rua João Brícola, 24 – Centro. Horário de funcionamento: Terça a domingo das 9h às 20h (confira os horários de funcionamento de visitação e da bilheteria no site: www.farolsantander.com.br)

Para quem quer aproveitar a viagem, um almoço/choppinho no bar Salve Jorge, bem ali na frente do edifício, garanto que cai muito bem! ;)

Crédito: Cátia Noronha | blog Todas as MãesTem mais! Dá para dar uma esticadinha e descer até o subsolo e tomar um drink!

Mas se a sua visita for no final da tarde (e no caso, sem crianças rs), tente uma mesa no Bar do Cofre SubAstor para um drinque. Isso mesmo, existe um bar no subsolo do Farol Santander em um espaço onde funcionava o cofre do antigo Banespa! O espaço, assim como todo o edifício, é tombado. Os drinks são servidos em ambientes que mantém suas características originais, como os pisos de mármore, grades de ferro, além das pesadíssimas portas circulares do cofre. O Bar do Cofre tem entrada independente do Farol Santander, ou seja, não é necessário comprar o ingresso da visitação. Abre de quinta à sábado, das 17h à 1h.

Por: Todas as Mães em Viagem

Eu sou a Cátia Noronha, jornalista e mãe. Aprendi que viajar com crianças pode ser ainda melhor quando dispomos de mais informação e planejamento. Eu acredito que viajar em família estreita ligações e reforça nossos vínculos afetivos!

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário todasasmaes da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …