Últimas notícias:

Loading...

Um roteiro gastronômico pelo litoral do Alentejo

Prepare as malas e o paladar para férias inesquecíveis na mais autêntica região portuguesa

Por: Redação

No Alentejo sempre há algo novo para descobrir ou provar. Além das paisagens bucólicas, a mais autêntica região portuguesa reserva experiências enogastronômicas únicas. E para tornar sua viagem inesquecível, o destino elaborou a série Da Terra à Mesa, com roteiros completos que convidam a lugares exclusivos e fora do circuito de turismo tradicional para saborear a culinária e os vinhos singulares do destino.

Que tal começarmos o itinerário pelo seu expressivo litoral? Não pense que as atrações principais aqui serão as praias. Elas apenas servirão de cenário para vivenciar os patrimônios, os vinhos, os azeites, os queijos e outras atrações que só a costa alentejana pode proporcionar. Então alugue um carro e caia na estrada.

Crédito: Luis GuerreiroA freguesia de Zambujeira do Mar, uma das mais visitadas do Alentejo

Siga para a Península de Tróia, acessada por ferryboat com saída de Setúbal e que atravessa a Reserva Natural do Estuário do Sado. Aproveite para fazer um tour guiado pelas Ruínas Romanas com o programa Ementa Ruínas.

O passeio inclui uma refeição verdadeiramente romana, com pratos da época. A 20 minutos dali, conheça a Herdade da Comporta, uma das maiores propriedades agrícolas de Portugal, com mais de 12 mil hectares. Após fazer um passeio a pé pelas plantações e conhecer o Museu do Arroz, é hora de provar os saborosos vinhos durante o tour pela adega.

Adega da Herdade da Comporta

No dia seguinte, conheça o Cais Palafítico da Carrasqueira, um labirinto de estacas e tábuas de madeira construído pelos próprios locais para garantir acesso aos barcos de pesca mesmo em época de maré baixa. Experimente iguarias típicas como choco frito e amêijoas nos restaurantes da pequena aldeia. Em Alcácer do Sal, descubra o rico patrimônio histórico à beira do Rio Sado, como a Cripta Arqueológica e seu Centro Histórico, e prove os famosos doces locais feitos à base de pinhão.

Crédito: Getty Images/iStockphotoPôr do sol visto do cais da Carrasqueira, em Comporta, na região do Alentejo

Se também quer saber mais sobre a produção de outra iguaria alentejana, o azeite, faça uma visita guiada à Herdade do Vale da Arca, com seus olivais de 600 hectares e um lagar com infraestrutura de ponta. A herdade está localizada em Torrão, uma simpática vila alentejana muito conhecida pela receita de pão típico local, de textura singular, que pode ser apreciado com pratos como ensopados e migas. Ainda é possível aprender a arte da confeitaria portuguesa em um workshop promovido na Pastelaria Carapinha.

Assim como os queijos do Alentejo, os enchidos (ou embutidos) são excelentes aperitivos para saborear com uma boa taça de vinho.

Entre as vilas de Torrão e Grândola, encontra-se a barragem de Vale de Gaio. Com paisagem cinematográfica, possui 509 quilômetros quadrados e está rodeada por belas áreas verdes, um lugar perfeito para praticar esportes aquáticos.

O azeite, uma das iguarias alentejanas

Vale também uma visita a Grândola, que no verão tem a Rota da Tabernas, além de outros eventos gastronômicos como a Feira do Chocolate, promovida em novembro. O hotel e vinícola A Serenada, em plena Serra de Grândola, proporciona não só prova e visitas à adega e vinhas, mas também piqueniques e outras atividades para encantar os viajantes com as belezas alentejanas.

Compartilhe: