Vai viajar de avião? Confira dicas para um embarque tranquilo

Atenção especial para quem for embarcar nas próximas sextas-feiras, dias 21 e 28, quando o volume de viajantes deve ser o maior no período

Por: Redação

Vai viajar de avião? Fique atento, pois nesta época do ano a movimentação nos aeroportos do país aumenta significativamente.  Por isto é importante planejar a viagem levando em conta uma série de fatores, como por exemplo, a previsão do tempo, especialmente na região Sudeste, onde ocorrem chuvas intensas durante o verão com impactos nos aeroportos.

Aeroportos
Crédito: VichienPetchmai/iStockVai viajar de avião? Confira dicas para um embarque mais tranquilo

Para quem vai viajar no período de Natal e Ano Novo, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) recomenda contato prévio com a companhia aérea para confirmar o status do voo, principalmente quando está chovendo forte e há nevoeiro.

Atenção especial para quem for embarcar nas próximas sextas-feiras, dias 21 e 28, quando o volume de viajantes deve ser o maior no período.

Abear listou outras recomendações básicas que evitam transtornos e atrasos de última hora.

Check-in

Opte sempre que possível pelo check-in online ou por celular. Isso evita a formação de longas filas e simplifica o processo de embarque;

Planeje sua ida ao aeroporto

Aeroportos
Crédito: Izusek/iStockFaça o check-in online para evitar filas

Nos grandes centros, o trânsito costuma ser mais intenso do que o normal durante o fim de ano. Muitas pessoas aproveitam o período e vão aos centros comerciais para as compras de última hora. Portanto, leve em conta sair com antecedência de casa até o aeroporto para ter um embarque tranquilo. Para voos domésticos, chegue com duas horas de antecedência. Nos voos internacionais, considere quatro horas.

Documentação

Antes de sair de casa, é importante checar toda documentação, com atenção redobrada para crianças e adolescentes. Para viagens nacionais, valem carteira de identidade, CNH, carteira de trabalho e profissional (ex. CREA, OAB) ou passaporte. É sempre bom deixá-los em local de fácil acesso até entrar na aeronave;

Bagagem de mão

Preste atenção no peso, volume e objetos permitidos para bagagem de mão –a soma de comprimento, altura e largura não pode ultrapassar 115 cm, o peso máximo é de 10 kg, e não são permitidos objetos pontiagudos, cortantes, que produzam fogo, ferramentas e substâncias tóxicas ou inflamáveis, entre outros itens.

Bagagem despachada

Viajar de avião
Crédito: Spyderskidoo/iStockValores e limites de bagagem variam de acordo com o destino, a classe em que se viaja, o tamanho da aeronave, entre outros fatores

Em voos domésticos ou internacionais, o transporte de bagagem despachada é um serviço oferecido ao passageiro e pode ser cobrado. Valores e limites variam de acordo com o destino, a classe em que se viaja, o tamanho da aeronave, o tipo de tarifa, a política da companhia aérea e o status do passageiro nos programas de relacionamento –leia com atenção o contrato de transporte para se informar sobre as regras para a sua passagem.

Confira também informações sobre dimensões das bagagens permitidas e sobre franquia de bagagem para crianças de colo. Atenção: os limites variam de país para país e entre as companhias, portanto é essencial se informar sobre a regra de bagagem caso você vá fazer qualquer outro voo.

Raio-X

Evite o uso de roupas e acessórios metálicos que possam ser interceptados pelos aparelhos de raios-x, como broches, cintos, brincos, pulseiras, relógios entre outros, e verifique moedas e smartphones. Sapatos sociais costumam conter uma pequena barra de ferro que pode acionar o equipamento.

Olho no painel

Viajar seguro aeroportos
Crédito: Martin-dm/iStockConfira sempre o status do seu voo nos painéis informativos dos aeroportos

No bilhete, consta o número do portão do embarque, mas fique sempre atento aos painéis de informação de voo espalhados pelo aeroporto. Por questões operacionais, o portão de embarque está sujeito a alterações.

Peça informação

Ao encaminhar-se para despachar as malas, por exemplo, certifique-se sempre de que está na fila correta. Na dúvida, consulte os funcionários da companhia aérea para não perder tempo antes de embarcar.

Vacinação

CIVP
Crédito: DivulgaçãoCertificado de vacinação contra febre amarela é exigido em 135 países para viagem

Passageiros que optarem por viagens para destinos internacionais devem prestar bastante atenção para as exigências na hora de ingressar nesses países, como a vacinação contra a febre amarela. Muitos passaram a pedir o Certificado Internacional de Vacina ou Profilaxia (CIVP), fornecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Veja aqui mais informações sobre CIVP, como procedimentos para obter o documento e lista de países que apresentam a exigência e prazo, entre outras orientações.

Mais informações também estão disponíveis no Guia do Passageiro da Abear.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …