Vai viajar no fim de ano? 5 cuidados antes de embarcar

Dicas da Latam para quem vai viajar nos feriados de Natal e Ano Novo

Muitas brasileiros aguardam as festas de fim de ano –Natal e Ano Novo– ou as férias escolares para viajarem. Porém, nesta época do ano, o movimento de passageiros nos aeroportos no Brasil e ao redor do mundo aumenta de forma expressiva.

Quem decidir viajar neste período do ano, seja para destinos domésticos ou internacionais, precisa se preparar com antecedência para não ter nenhum contratempo que impeça o embarque.

Confira cuidados que todo viajante deve tomar antes de embarcar neste fim de ano
Créditos: Terraxplorer/iStock
Confira cuidados que todo viajante deve tomar antes de embarcar neste fim de ano

Entre 1º de dezembro de 2023 e 31 de janeiro de 2024, a Latam deve embarcar mais de 7,3 milhões de passageiros em voos nacionais e internacionais.

Para uma viagem tranquila e segura, listamos, com ajuda do pessoal da Latam, cinco cuidados que todo viajante deve ter antes de embarcar.

Vai viajar no fim de ano? 5 cuidados antes de embarcar

1 – Documentos e regras do destino da sua viagem

É fundamental e de responsabilidade do cliente conferir a validade de toda a documentação necessária, como RG, passaporte e visto, e outros requisitos para a viagem.

Em viagens nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com foto.

Vai viajar no fim de ano? 5 cuidados antes de embarcar
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Vai viajar no fim de ano? 5 cuidados antes de embarcar

Nas viagens internacionais, também é importante consultar com antecedência as vacinas exigidas pelas autoridades por meio do consulado ou Embaixada do país para o qual vai viajar.

2 – Cuidado com o embarque de crianças

Todos podem voar, no entanto, caso seja um recém-nascido de até sete dias de idade, um atestado médico que informe a condição de saúde da mãe e do bebê deve ser apresentado à companhia até 48 horas antes da saída do voo.

Lembre-se que cada adulto pode viajar com até dois bebês, desde que pelo menos um deles tenha o seu próprio assento e uma cadeira de bebê autorizada para uso em avião.

Famílias com crianças pequenas devem redobrar a atenção com a documentão antes de viajar
Créditos: romrodinka/iStock
Famílias com crianças pequenas devem redobrar a atenção com a documentão antes de viajar

Além das autorizações necessárias por parte de seus pais ou responsáveis, para fins de embarque dentro do Brasil, crianças menores de 12 anos podem viajar apresentando a certidão de nascimento. Acima dessa idade, o documento de identificação deve conter foto, podendo ser a via original ou uma cópia autenticada.

Em voos internacionais, independentemente da idade, é preciso apresentar o passaporte válido e, se necessário, visto válido ou documento de identificação original e com foto no caso de viagens para países do Mercosul.

Em ambos os casos, por exigência das autoridades, o documento de identidade deve comprovar –com o nome idêntico– a filiação ou o parentesco do menor com o maior acompanhante. Confira as regras da Latam.

3 – Cuidados com embarque de pets

A Latam oferece três opções de transporte aéreo para que cães e gatos: na cabine, junto ao tutor, no compartimento inferior da aeronave, ou pela Latam Cargo.

Além de precisar ter no mínimo quatro meses de vida e estar desmamado, o pet deve apresentar um comportamento dócil para uma viagem tranquila.

Para quem tem pets é preciso conferir as regras da companhia aérea
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Para quem tem pets é preciso conferir as regras da companhia aérea

Também é necessário adquirir um kennel (caixa de transporte específica para viagens aéreas) levando em consideração o peso e as medidas do pet, além das condições de qualidade.

Para viajar com seu animal de estimação, o cliente deve chegar ao aeroporto com pelo menos duas horas de antecedência para voos domésticos, e três horas para voos internacionais.

Também é fundamental apresentar o atestado de saúde do pet no balcão de check-in, onde também é paga a taxa correspondente ao serviço de transporte reservado (confira aqui).

O embarque de cão-guia na cabine do avião está disponível para todas as rotas, sujeito às restrições sanitárias estabelecidas pelos países de partida, chegada e/ou de conexão.

Nesta situação, o animal deverá estar devidamente identificado, de forma oficial. Recomendamos o contato com a Latam por WhatsApp para registrar o serviço na reserva.

4 – Chegue mais cedo ao aeroporto

A Latam recomenda ao passageiro, que antes de sair de casa, verifique as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto.

Em viagens internacionais, especialmente nos aeroportos de Guarulhos (São Paulo) e Galeão (Rio de Janeiro), os passageiros devem se apresentar no aeroporto 3 horas antes do horário do voo.

Antes de sair de casa, verifique as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto
Créditos: Alfribeiro/iStcok
Antes de sair de casa, verifique as condições do trânsito no trajeto ao aeroporto

Em viagens nacionais, recomenda-se chegar com pelo menos 2 horas de antecedência.

Na alta temporada, é importante que os passageiros fiquem ainda mais atentos aos horários de embarque e eventuais trocas de portão.

Nessa época, o fluxo nos aeroportos fica mais intenso e acarreta em maiores tempos para processos com Receita Federal, retirada de malas em conexão, entre outros.

Por isso, a companhia reforça que os clientes evitem distrações, dirijam-se diretamente ao embarque e prestem atenção às orientações e sinalizações realizadas pela companhia nos alto-falantes e telões.

5 – Check-in e despacho de bagagem

Se possível, faça o check-in com antecedência. Além de economizar tempo, você evita aglomerações.  A Latam disponibiliza o check-in automático, que economiza 20% do tempo no aeroporto.

Se for despachar a bagagem, fique atento a franquia do seu bilhete aéreo. Identifique sua mala com tags e se possível, fotografe.

Para despachar a bagagem, a Latam oferece em 10 aeroportos –Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos, Salvador, Natal, Porto Alegre, Florianópolis, Fortaleza, Belo Horizonte/Confins e Vitória– o despacho de bagagem express, que reduz em até 50% o tempo dos clientes nas filas.