Vai viajar para o Peru? 8 dicas para não cair em uma roubada

Confira abaixo quais os principais cuidados ao comprar passeios e pacotes de viagem para o Peru

Por: Redação

Quem planeja uma viagem para o Peru espera sempre aquela experiência inesquecível de poder conhecer as ruínas pré-históricas de Machu Picchu, desvendar um pouco a história de um povo com tradições milenares, se deslumbrar com as cores e ritmos da cultura típica e poder saborear o que há de mais delicioso na gastronomia andina. Disso tudo, ninguém discorda!

Crédito: Danor_a/iStockAs ruínas de Machu Picchu, um dos locais mais visitados do Peru

O problema é quando você não planeja bem o roteiro ou se deixa levar pelas velhas “pegadinhas” de turistas. Se você conhecer as belezas do Peru e quer passar longe dessas armadilhas, confira abaixo algumas dicas do pessoal da Machu Picchu Brasil –agência brasileira especializada em turismo no Peru– e não dê mole na hora de fechar o pacote

Confira abaixo quais os principais cuidados ao comprar passeios e pacotes de viagem para o Peru.

Seja na internet, seja diretamente no Peru, é preciso muito cuidado ao negociar sua viagem ou passeio pelos pontos turísticos. Por isso, o mais recomendado sempre é já partir do Brasil com tudo organizado e sem precisar recorrer a outros profissionais por lá. Anote algumas dicas!

1 – Preços em reais

Crédito: Julio Ricco/iStockBrazilian Passport on the wooden table and itens for traveling – republica federativa do Brasil, mercosul

Uma das pegadinhas mais clássicas da internet são sites gringos, incluindo os peruanos, claro, anunciando pacotes em real convertido. Ou seja, muitas vezes você visualiza um valor legal, tem que pagar apenas uma taxa simbólica para reservar e, quando chega lá, na hora de se divertir, vem a surpresa! A empresa, na verdade, apenas anuncia uma conversão, mas, no dia do pagamento, cobra em dólar, e o pior, na cotação da moeda de turismo, que sempre é mais cara.

Fazer o quê? Perder o passeio ou aceitar as condições impostas? É de tirar do sério e perder a paciência, coisa que ninguém quer em uma viagem para o Peru, concorda?

2 – Câmbio do dia

Comprar em sites estrangeiros também pode ser arriscado por causa da variação do câmbio, afinal, dificilmente terá outra opção de pagamento que não seja o cartão de crédito. E, cá entre nós, não dá para arriscar em tempos que a moeda sobe e desce a cada dia, né?

Crédito: Gabriel Ramos/iStockConsulte sempre as opções disponíveis para pagamento e confirme se o pagamento total será feito em reais

Vai que no dia do fechamento do cartão o dólar vai lá pra cima? O que parecia vantajoso acaba se tornando um gasto bem maior do que o planejado. Portanto, se quer uma dica para fechar um pacote de viagem para o Peru é esta: consulte as opções disponíveis para pagamento e confirme se o pagamento total será feito em reais. Aí, você sabe direitinho qual o valor de cada parcela, beleza?

3 – IOF e taxas extras

Não se deixe enganar por preços muito convidativos de sites estrangeiros, porque eles não incluem as taxas de compras internacionais como o IOF, por exemplo. Quando chega a fatura é que vem a surpresa e, como muitos sabem, a cobrança não é baixa (6,38% + taxas).

Crédito: Alffoto/iStockLembre-se de incluir as cobranças extras em compras feitas lá fora

Dependendo do valor do pacote, se colocar no papel o que se perde com esses impostos, muitas vezes daria para pagar um passeio extra ou aquele jantar num restaurante legal.

Sendo assim, saia dessa e sempre lembre-se de incluir essas cobranças em compras lá fora!

4 – Contrato

Fechar uma viagem para o Peru por esses sites estrangeiros que vendem pacotes para tudo quanto é lado pode ser arriscado também. Afinal, muitos deles apenas divulgam e pegam uma comissão por cada venda, se omitindo de várias responsabilidades.

Crédito: Traviswolfe/iStockPode parecer óbvio, mas leia atentamente ao assinar o contrato

Ah, e vale lembrar que confirmação de reserva não vale como contrato não, tá? Isso vale para agências peruanas também que, dificilmente, emitem um documento legal que te garanta uma segurança pela compra. Ou seja, se der algum problema, vai ficar difícil cobrar algum direito. Por isso, para evitar preocupações, reforçamos a ideia de que sair do Brasil, com um pacote fechado por uma empresa daqui, que obedeça às condições do Código do Consumidor Brasileiro, é sempre muito mais garantido e confiável.

5 – Avaliações

Quer uma dica essencial para ter a certeza da idoneidade de quem está negociando a viagem para o Peru com você? Olhe as avaliações da empresa no Facebook, Reclame Aqui e no TripAdvisor! Esses canais funcionam como um termômetro para medir a reputação da agência.

Crédito: Franckreporter/iStockEsses canais funcionam como um termômetro para medir a reputação da agência

Caso se depare com reclamações em excesso, discussões, respostas não dadas e sinal de insatisfação, nem pense duas vezes: corra para a próxima!

6 – Suporte

Seja para uma viagem para o Peru, seja para qualquer outro destino do mundo, sempre que fechar um pacote turístico, preze pelo atendimento e o suporte prestado pela empresa. Ao assinar um contrato, é obrigação da agência orientar, acompanhar e direcionar o turista em todas as etapas da viagem, antes, durante e depois do roteiro.

Crédito: Django/iStockLeve em conta o atendimento e o suporte prestado pela empresa

Já em compras online, de agências estrangeiras, incluindo peruanas, fica difícil contar com isso. Primeiro, pelo fato da distância; depois, a dificuldade do idioma e, por fim, pela falta de estrutura de diversas dessas empresas.

7 – Imagens duvidosas

Propaganda de viagem para o Peru é sempre uma maravilha! Os atrativos são perfeitos e os hotéis, impecáveis. Porém, muito cuidado! Foto de internet engana muito e, em vários casos, pode ser até falsa.

Crédito: Murray Foubister/creative commons/Flickr Algumas áreas de Machu Picchu têm circulação restrita

Quer um conselho para não cair nessa? Procure sempre orientações com especialistas, com agências que trabalham exclusivamente com pacotes para a região e que contem com equipes dedicadas a passar uma experiência e não simplesmente “empurrar” um roteiro.

8 – Cuidados ao reservar o hotel

Outro conselho importante ao fechar uma viagem para o Peru é que não faltam promoções e pacotes especiais para hospedagens em todos os destinos peruanos. Muita atenção! Afinal, se o hotel ficar afastado de tudo, você vai acabar perdendo tempo e dinheiro. Ou seja, não compensa!

Crédito: Ceneri/iStockSe o hotel ficar afastado de tudo, você vai acabar perdendo tempo e dinheiro

Coloque os valores no papel e leve sempre em consideração a localização, os serviços prestados e a estrutura do estabelecimento!

Enfim, essas foram nossas oito dicas sobre os cuidados que se deve tomar ao planejar uma viagem para o Peru. Em resumo, tenha sempre um pé atrás com as agências peruanas, com sites estrangeiros e também com aquelas cooperativas enormes que vendem pacotes para todos os cantos do mundo. Quem busca uma experiência única, um atendimento exclusivo e um suporte personalizado deve sempre fechar com uma agência especializada.

1
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
2
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
3
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
4
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
5
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
6
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
7
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
8
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …