Vantagens e desvantagens de viajar sozinho

Você sabe o que nos une? O que todos temos incomum? Já sabemos que o mundo é uma diversidade completa, raças diferentes, gostos diferentes, estilos, classes sociais… Analisando o que todo mundo curte fazer encontramos o “gosto pelas viagens”. Porque todo mundo adora viajar e isso não é nenhuma novidade. Mas entre os infinitos tipos de viajantes existe um dilema, se quiser chamar de tabu também vale, “viajar sozinho ou não, eis a questão”.

Tem gente que curte esse tipo de aventura e tem gente que nem de longe viajaria desacompanhado.  Mas a questão é “por que viajar sozinho?”. Bom, há infinitos motivos: fazer um intercâmbio, para repensar sobre a vida, uma mudança a trabalho, para esquecer um acontecimento traumático, ou porque não tinha ninguém disponível na época da sua viagem mesmo. Como tudo nessa vida você pode equilibrar entre pontos positivos e pontos negativos, fizemos uma lista de vantagens e desvantagens para poder te ajudar a tomar uma decisão. Vamos lá?

Pros

1 – Egocentrismo 100% (isso é positivo)

O que você quiser na hora que quiser. Ficou com fome, come. Ficou cansado, entra num bar e toma uma cervejinha. Uma das grandes vantagens de viajar sozinho é a independência na hora de montar seus próprios planos. Adeus àqueles planos fiasco que você se sente obrigado a fazer durante a sua viagem, só porque seu amigo insistiu muito. E quando você viaja sozinho você pode reinventar o seu roteiro quantas vezes quiser sem medo a desagradar ninguém.

2 – Uma pessoa mais sociável

Você se transformará em um indivíduo mais comunicativo. Porque não tem outra, ou você se relaciona ou você não consegue fazer nenhum pedido num restaurante hehehe. Mas brincadeiras aparte, você encontrará pessoas na mesma situação o que tornará bem mais fácil puxar assunto com um desconhecido. Com o recepcionista do hotel, com o garçom, com un grupo de pessoais locais… É um ótimo exercício para perder a timidez e uma ótima oportunidade de fazer novos amigos. Se está em outro país, manejando outro idioma, a vergonha magicamente vai embora e você perde o medo de falar errado.

3 – Autoconhecimento

Viajar pode ser um retiro espiritual. Você se aproxima mais do seu EU e passa se conhecer melhor. Suas debilidades, limites e suas fortalezas. Descobrir mais sobre seus gostos. Viajar sozinho é uma ótima oportunidade para descobrir mais sobre você, sem influência do seu entorno, do estresse do dia a dia…

4 – Cuidado e atenção

Como tudo depende de você, seus cuidados se redobram automaticamente. Passa a estar mais atento a detalhes importantes que provavelmente você nem ligaria se estivesse com outra pessoa, exemplo: paradas de metrô, horários dos trens e/o dos voos, com os seus pertences.

5 – Anedotas

Toda viagem rende milhares de fatos engraçados. Mas quando você está sozinho elas se tonar ainda mais engraçadas, por que? Porque a maioria são azar ou perrengues Hard Core que na hora pode ser horrível, mas passado o tempo você não vai se lembrar sem parar de rir.

Contras

1 – Perder a hora

Ao estar viajando sozinho você pode dormir muito, perder tempo de passeios e passar mais tempo no hotel que vendo coisas na rua. Perder o voo por falta de planejamento, já pensou?! (Deus te livre!)

2 – Só selfie

Na hora de tirar fotos é um dilema. Você vai ter que pedir para alguém te ajudar e mesmo assim a maioria das suas fotos vão ser de paisagens ou selfies. Mas nada que impeça de tirar fotos espetaculares, não é?!

3 – Se sentir sozinho

Não ter ninguém para dividir as suas opiniões, as suas loucuras, os seus aprendizados… instantaneamente. Pode parecer um pouco contraditório. Mas passar um dia inteiro sem falar com ninguém pode incomodar muitos viajantes.

4 -Uma mãozinha

Lembre-se que está sozinho se precisar de uma ajudinha você não vai poder contar com outra pessoa além de você mesmo. Duas cabeças pensam sempre melhor que uma. Numa situação complicada ou azarada você vai precisa de muito autocontrole e não vai poder contar com ninguém. Então nunca é demais “sobre planejar” a sua viagem.

5 -Medo É perigoso? Se você for um pouco medroso ou desconfiado, pode ter certeza de que viajar sozinho será um grande desafio. Principalmente porque está viajando a um lugar que foge um pouco do seu controle porque supostamente você não conhece muito bem o lugar.

Esperamos que tenha gostado e que tenha visto que viajar sozinho é se jogar num entorno novo, viver experiências que te farão crescer como ser humano e que esperamos que não se arrependa. Porque lembre-se, para tudo na vida há pros e contras.

Via Minube