CORONAVÍRUS
Tudo o que você precisa saberÚltimas notícias e tudo que você precisa saber

Veneza enfrenta maior cheia em 50 anos e Itália decreta emergência

A Praça São Marcos e outros pontos turísticos da cidade estão inundados

Por: Redação

Terceiro destino turísticos mais visitado da Itália, a cidade de Veneza enfrenta uma de suas piores inundações dos últimos 50 anos. A maré alta elevou o nível da água em quase 2 metros deixado diversos pontos turísticos inundados, como a Basílica e a praça São Marcos.

Autoridades italianas afirmam que 85% da cidade está inundada. O pico foi registrado na terça-feira, 12, quando o nível de água chegou a 1,87 metro de altura. Apenas uma vez na história esse número foi mais alto, em 1966, com 1,94 m.

Crédito: Reprodução/Instagram/AquaapartmentsTuristas e moradores foram supreendidos pela maré alta, que bateu recordes em Venez

“A situação é dramática. Pedimos ajuda ao governo. Os custos vão ser elevados. Este é o resultado das mudanças climáticas”, disse presidente da Câmara de Veneza, Luigi Brugnaro, no Twitter.

VEJA O PASSO A PASSO PARA PEDIR OU RENOVAR O PASSAPORTE

O primeiro-ministro italiano Giuseppe Conte anunciou nesta quinta-feira, 14, estado de emergência em Veneza após inundações que causaram danos incalculáveis ao patrimônio artístico e imobiliário da cidade.

Pelo Twitter, o premier também um fundo inicial de € 20 milhões para intervenções mais urgentes, “para apoiar a cidade e a população”.

Atrações debaixo d’água

A famosa Basílica de São Marcos ficou coberta por um metro de água e teve sua cripta e a reitoria completamente inundadas. Segundo o administrador do monumento, Pierpaolo Campostrini, um fenômeno como o de terça-feira ocorreu apenas cinco vezes na história da basílica, erguida em 828 e reconstruída após um incêndio em 1063.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por @aquaapartments (@aquaapartments) em

A circulação dos vaporettos –barcos de transporte público na região– está  limitada e muitas embarcações foram danificadas. Lojas, restaurantes e hotéis também foram inundados. Muitos turistas deixaram Veneza nas últimas horas.

De acordo com a RFI, o fato mais preocupante é que, entre os cinco incidentes, três ocorreram apenas nos últimos 20 anos e o mais recente foi no ano passado.

Veneza, que abriga em seu centro histórico apenas 50 mil moradores, recebe cerca de 36 milhões de visitantes por ano, 90% deles estrangeiros.

Um projeto para proteger a cidade das “Acqua Alta” (como são chamadas as marés altas) está sendo desenvolvido desde 2003, mas tem sido marcado pelo aumento de custos, escândalos e atrasos. O plano –batizado de MOSE (Moisés em italiano e sigla para Módulo Experimental Eletromecânico)– é criar comportas flutuantes para proteger Veneza nas marés altas.

1
Coronavírus: dicas valiosas para você que tem viagens marcadas no meio da pandemia
Fronteiras fechadas, vôos suspensos e reservas canceladas. Se você tinha viagem marcada e precisou mudar os planos por causa do …
2
03:32
Viva Chile: um passeio pela beleza da Cordilheira dos Andes
Está com viagem marcada para Santiago e ainda não faz ideia do que fazer na capital chilena? Então, antes de …
3
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
4
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece.--------------------------------------------------------DIREÇÃO: …
5
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
6
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
7
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
8
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …