Viagem a trabalho: como conciliar negócios com lazer?

Os destinos nacionais estão listados como os preferidos entre brasileiros

Ouça este conteúdo

Conciliar uma viagem de negócios com lazer é possível, e é uma situação que pode render uma série de vantagens, você pode apreciar os restaurantes populares do destino, aproveitar para realizar compras e até mesmo curtir férias em família.

Você pode estar pensando que se trata de uma utopia, mas na verdade, é possível aliar o lazer com os negócios. O planejamento e a organização são essenciais para o sucesso dessa empreitada.

Viagens a trabalho
Viagema trabalho: como conciliar negócios com lazer?

Mas, com a pandemia, os planos foram adiados, os eventos tornaram-se online, os voos foram reduzidos e um “novo normal” foi adotado.

Agora, com a retomada gradativa, é possível retomar os planos que foram pausados no início do ano, e recarregar as energias, mesmo que seja com uma viagem de negócios, com uma pitada de lazer ao longo do percurso.

Como viajar de avião a trabalho durante a pandemia?

Após alguns meses com voos paralisados, a movimentação de viagens nos aeroportos está voltando, mesmo que com um ritmo mais lento do que o que era praticado antes da pandemia.

As empresas adotaram diversos medidas de segurança para minimizar os riscos de contaminação pela covid-19, tudo para que a viagem possa ser realizada em segurança.


#DicaCatraca: sempre lembre de usar a máscara de proteção, andar com álcool em gel, respeitar o distanciamento social e sair de casa somente se necessário! Caso pertença ao grupo de risco ou conviva com alguém que precise de maiores cuidados, evite passeios presenciais. A situação é séria! Vamos nos cuidar para sair desta pandemia o mais rápido possível. Combinado?


As maiores companhias aéreas brasileiras adotaram protocolos semelhantes, com a supervisão da ANAC, para que os voos partissem em total segurança.

Existem alguns cuidados que devem ser tomados pelos passageiros antes de iniciar uma programação de viagem, principalmente para quem estiver indo à trabalho, e vai aproveitar para descansar por alguns dias. Confira a seguir.

Abertura dos locais para turistas

Existem alguns locais que não estão abertos para receber turistas, como vários pontos turísticos nas principais cidades brasileiras, como uma forma de contenção da pandemia.

Logo, se o intuito é aproveitar e estender um pouco a viagem de negócios para férias, consulte o catálogo online da região e verifique quais são as orientações dos órgãos responsáveis sobre pontos turísticos, comércios, entre outros.

Adoção de medidas de segurança no destino

Após todos os compromissos profissionais finalizados, chegou o momento de aproveitar para descansar um pouco, já que estamos enfrentando um ano difícil.

Para aproveitar ao máximo e não se expor ao risco de contaminação ao longo da viagem, não esqueça dos seguintes itens:

  • Uso de máscaras corretamente;
  • Higienização das mãos com água e sabão;
  • Utilizar álcool gel nas mãos e em qualquer superfície de contato;
  • Evite aglomerações (prefira locais turísticos fora do horário de maior procura);
  • Utilize meios eletrônicos para pagamentos;
  • Lugares para viajar: como escolher?
  • Por se tratar de uma viagem de trabalho, a empresa determina qual será o local onde o seu colaborador precisa estar para cumprir seus deveres profissionais.

No entanto, não há nada que impeça que após o cumprimento das suas obrigações, ele possa escolher um novo destino. Mas, como estamos em meio a uma pandemia, é necessário verificar as particularidades do local escolhido. Veja algumas dicas.

Destinos nacionais

Os destinos nacionais estão listados como os preferidos entre brasileiros, principalmente ao longo da pandemia, após a reabertura dos locais. A procura maior é pelas grandes redes hoteleiras, pela facilidade de deslocamento e localização privilegiada.

As viagens nacionais ganharam espaço pelo tempo menor de deslocamento entre as cidades, facilidade de adaptação dos destinos e flexibilização das regras da quarentena.

A maioria das cidades brasileiras já estão permitindo turistas oriundos de outros estados e até mesmo países, principalmente os grandes centros. Mas ainda assim, é necessário verificar as restrições locais para aproveitar ao máximo, e com segurança a sua viagem.

Destinos internacionais

Já as viagens para exterior é um sonho de muitos brasileiros, mas esse não é o melhor momento, mesmo para viagens à negócios. A pandemia está em diferentes estágios ao redor do mundo, onde cada país adotou procedimentos diferentes para contenção do Covid-19.

Em alguns países, não é permitido a entrada de turistas, de brasileiros, ou voos com escalas no país. Em outros, são exigidos o RT-PCR COVID-19 com resultado negativo, com realização em até 72h antes do voo, para que o embarque seja permitido, como é o caso de Portugal.

Na França, o desembarque é até mesmo permitido para quem não fez o RT-PCR, no entanto, deverá seguir em isolamento pelo período de 14 dias, para que então a circulação seja liberada.

O mais importante antes de programar a sua viagem, é verificar as informações das entidades responsáveis pela regulamentação de turistas no país, e verificar quais são as orientações, e se você se encaixa nelas.

Como aproveitar sua viagem de negócios para o lazer?

Após todas as confirmações, e adoção de todos os cuidados necessários bem como cumprimento de todos os protocolos, chegou o momento de iniciar a sua viagem.

Veja como aproveitar ao máximo a estadia no destino escolhido:

  • Trace um roteiro para os dias de folga: Verifique todas as opções disponíveis para aproveitar as férias, como: pontos turísticos, restaurantes, comércios, entre outros. E trace um roteiro para que você consiga aproveitar um pouco de cada um deles.
  • Escolha por hotéis com área de lazer: Uma opção interessante é escolher por hotéis que contem com uma boa área de lazer, com piscina, bar ou outra opção que seja atrativa, para que você possa aproveitar para um bom mergulho e um drink relaxante.

Com cuidado e planejamento é possível conciliar ao máximo a sua viagem e os lugares pelos quais você pretende passar. Aproveite as dicas!

Em parceria com eurodemand

Compartilhe:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário eurodemand

A Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.