Viagens românticas estão entre as favoritas dos brasileiros
Pesquisa mostra que viajar a dois continua sendo uma das experiências mais desejadas pelos brasileiros
As viagens românticas seguem sendo um dos programas mais valorizados pelos brasileiros. Uma pesquisa global da Booking.com –plataforma de reservas de hospedagens, voos e outros serviços de turismo– mostrou que 47% dos viajantes do Brasil pretendem fazer pelo menos uma viagem de lazer em 2025 ao lado de um parceiro ou parceira. Esse interesse não é novidade: em 2024, 51% já tinham feito esse tipo de viagem.
O desejo de viajar junto com quem se ama aparece em todas as gerações: 51% da Geração Z, 53% dos Millennials e 46% da Geração X embarcaram com um par no último ano. Entre os brasileiros que moram com a pessoa amada, o número é ainda maior: 82% viajaram juntos pelo menos uma vez —mostrando que o turismo a dois segue em alta, principalmente entre quem divide a rotina.

Além de serem momentos especiais, essas viagens também têm um significado emocional. Para 58% dos brasileiros, viajar em casal é uma forma de comemorar datas marcantes, como aniversários e datas do relacionamento. Claro que nem sempre tudo sai como o esperado: entre os casais que viajaram em 2024, os principais motivos de divergência foram a escolha da data (27%), o ritmo da viagem (25%), os interesses diferentes (23%) e o destino (22%).
- A praia que parece mentira no Saco do Mamanguá (mas é real e você pode ir)
- Fortune Tiger, Fortune OX e mais: Os 5 melhores slots de Fortune da PG Soft
- Repasses do INSS de junho começam dia 24; consulte agora
- Estudo de Harvard revela bebida que contribui para um envelhecimento saudável
Viagens românticas e “destination weddings
A pesquisa também mostrou que os chamados “destination weddings” — casamentos realizados fora da cidade de origem — estão ganhando espaço. Em 2024, 47% dos brasileiros que viajaram para eventos participaram de cerimônias em outras cidades. Esse número se mantém entre Millennials e Geração Z, e chega a 49% entre a Geração X.
O Brasil, inclusive, está entre os cinco países com maior participação nesse tipo de viagem, à frente de lugares como Reino Unido (40%), Estados Unidos (41%) e Argentina (29%).

E não é só pelo evento em si: para 31% dos entrevistados, o fato de ser um casamento em outro destino foi um dos principais motivos para a viagem. Entre os fatores que mais pesaram na decisão estão o desejo de celebrar com o casal (77%), a oportunidade de rever pessoas queridas (59%) e a chance de aproveitar uns dias de descanso ao redor da cerimônia (34%). Além disso, 33% participaram de eventos pré-casamento, como despedidas de solteiro(a), e 59% tiveram algum papel na cerimônia, como padrinhos, madrinhas ou outras funções.