Casal conta como é viajar pela África a bordo de um ‘caminhão’

Por: Redação Comunicar erro

Já pensou em viajar pela África? Imagina fazer essa viagem por terra, em uma road trip passando por vários países do continente? Nós, Adriana e Caio, do blog Em Algum Lugar do Mundo, achávamos a ideia meio loucura, até começarmos a pesquisar e ver que isso era totalmente possível.

Resolvemos embarcar nessa aventura e descobrimos que uma das formas mais seguras e com a melhor relação custo-benefício para viajar pelo continente africano era por um Overland Tour.

Overland tour é uma modalidade de turismo que, embora pouco conhecida pelos brasileiros, é bem popular na África. Funciona assim: a viagem acontece em um caminhão adaptado para a viagem (com assentos semelhantes a um ônibus), acompanhado de 2 guias, barracas de camping e um grupo de viajantes ansiosos para viver experiências inesquecíveis.

São várias agências e vários roteiros que o viajante pode escolher. Os trajetos mais longos podem durar até 80 dias, a escolha vai depende de você, do seu tempo e orçamento. E aí? Ficou curioso?

De Cape Town a Victoria Falls

Nós optamos por uma rota de 21 dias, que começava na África do Sul, cruzava a Namíbia de sul a norte, passava pela selvagem Botsuana e terminava no Zimbábue.

Cape Town

O ponto de partida é Cape Town (Cidade do Cabo), uma grande cidade litorânea que nos fez lembrar o Rio de Janeiro – tanto pela geologia, quanto pelo clima amigável. A mistura de montanhas e oceano somado à cultura descontraída e receptividade dos locais faz de Cape Town um lugar incrível. Nós recomendamos uns dias extras pra explorar a cidade. Veja o que fazer em Cape Town e prolongue sua estadia por lá, vale à pena!

Seguindo viagem rumo ao norte, chega-se à fronteira com a Namíbia, onde já é possível sentir uma grande mudança: o ar seco e quente toma conta da atmosfera, dando às boas vindas a uma área de deserto. A fronteira é demarcada por um rio, de onde é possível apreciar um pôr do sol inesquecível.

Namíbia

A Namíbia é um lugar incrível e suas paisagens cênicas impressionam do começo ao fim. Por qualquer estrada que se passe, surgem aos nossos olhos imagens que beiram o surrealismo. O símbolo disso é Dead Vlei (Vale Morto), um leito de rio que secou após ser bloqueado pelas dunas do deserto, petrificando árvores e criando um dos lugares mais impressionantes do planeta.

Cruzar a Namíbia talvez represente aquilo que muitos buscam nesse tipo de viagem: uma região selvagem, com a segunda menor densidade demográfica do planeta. Um país com grandes cânions e repleto de desertos, e também com um litoral bem extenso.

Na Namíbia é possível encontrar pessoas acolhedoras e conhecer mais sobre tribos africanas, como os himba, que ainda tentam manter suas tradições. A vida selvagem também é abundante, sendo possível encontrar grandes animais pela estrada. Mas para um encontro garantido com eles, o programa deve incluir um safári pelo Parque Nacional do Etosha. Quer saber mais? Então confira o que fazer na Namíbia e saiba mais sobre suas belezas naturais.

Botsuana

O passeio até o Delta do Okavango nos deixa ainda mais próximo da natureza. A locomoção pode ser um pouco complicada (veículos 4×4 são necessários), mas por outro lado é ali que podemos fazer safáris a pé, podendo chegar bem perto de elefantes, zebras e outros animais. E basta um passeio de canoa em um lago repleto de hipopótamos para uma dose de adrenalina –e para refletirmos sobre o quão frágil o ser humano pode ser.

Ainda em Botsuana, visitamos o Chobe National Park, um dos maiores parques do continente. O parque nacional é apenas uma (enorme) área delimitada, sem cercas. É possível fazer safáris por rio ou por terra. E se você tiver sorte como nós, poderá ficar a menos de 10 metros de um grupo de leões. Para mais informações, não deixe de conferir as principais atrações de Botsuana.

Zimbábue

O último destino desse roteiro é o Zimbábue. A visita ali é curta, mas um dia foi o suficiente para encerrar a viagem da maneira mais marcante possível. Ali está a maior queda d’água do mundo: Victoria Falls, ou Cataratas Victória, considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

Chamada pelos nativos de Mosi-o-Tunya (em português significa “Fumaça que Troveja”), Victoria Falls é um exagero de beleza. Toda a imensidão de água derramada, junto a flores, pássaros e natureza abundante ao redor, fazem o passeio fechar com chave de ouro.

Vista da Victoria Falls[/img]

Como é viajar de caminhão pela África

As imagens não mentem. Uma viagem dessas irá te garantir paisagens deslumbrantes e inesquecíveis. Mas isso não significa que a viagem será linda o tempo todo: é preciso estar preparado pra lidar com situações bem adversas.

Você pode gostar de acampar, mas esse sentimento pode ficar um pouco conturbado após 20 dias montando e desmontando barraca, principalmente debaixo de chuva. Viajar em um caminhão cruzando a África parece bem interessante, até você ficar enguiçado por horas na estrada. Quer saber mais? Nós contamos aqui sobre todos os perrengues da nossa viagem de caminhão pela África.  É bom se preparar e ter em mente que imprevistos fazem parte desse tipo de viagem. Mas nós garantimos que tudo vale à pena: essa foi uma das viagens mais lindas que já fizemos!

Adriana e Caio compraram duas passagens só de ida e criaram o blog Em Algum Lugar do Mundo, onde dão dicas de viagens e destinos pra quem não se contenta com 30 dias de férias! Acompanhe-os pelo site, Facebook e Instagram.

Por Adriana Mendonca

Compartilhe:

1 / 8
1
05:22
Conheça os brinquedos mais radicais dos parques de Orlando
A Catraca Livre foi para a Flórida, nos Estados Unidos, conhecer os parques mais divertidos da região a convite do …
2
03:24
Vovó deixa presídio e ensina como viajar pelo mundo
"As Melhores Surpresas do Mundo" é  o programa que discute as coisas mais inovadoras e surpreendentes que o mundo oferece. -------------------------------------------------------- DIREÇÃO: …
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:31
O que fazer em caso de bagagem extraviada pela companhia aérea?
Um dos maiores medos de que vai pegar o avião é perder a bagagem. Saiba como proceder em uma situação …
6
01:17
Sky Costanera, o maior observatório da América Latina
O Sky Costanera é considerado o maior observatório da América Latina e fica em Santiago, no Chile. Nele é possível …
7
01:01
Zipflyer: a tirolesa só para quem tem MUITA coragem
A Zipflyer, é considerada a maior tirolesa do mundo e fica localizada em Pokhara, no Nepal. Ela conta com 1850 …
8
01:31
Como tirar ou renovar passaporte?
Tem dúvidas sobre o procedimento necessário para emitir seu passaporte? Saiba por onde começar com as nossas dicas. Mais informações sobre …