Viajar sozinha pela primeira vez: conselhos que eu não recebi

Aprenda a domar o medo antes de partir

Por: Nathalia Marques | Comunicar erro

Era 2014. Recordo muito bem da data. Lembro também dos sentimentos que me rondavam. Uma mistura de alegria, medo e ansiedade. Eu iria viajar sozinha pela primeira vez e não sabia, praticamente, nada sobre o assunto. Apenas queria viver a experiência, custe o que custasse. Levei comigo o medo e a coragem, é verdade.

Cinco anos depois e muitas viagens só, sei que poderia ter evitado tanta coisa e poderia ter vivido a experiência com muito mais profundidade. Mas não me arrependo, não. Afinal, toda a minha jornada me trouxe até aqui. Hoje posso compartilhar com vocês, que querem viajar sozinhas pela primeira vez, alguns conselhos que não recebi. Vamos lá?

Aprenda a domar o medo antes de partir

Acredito que entre a maioria das mulheres, que querem viajar sozinhas, o medo é uma grande pedra no sapato. Ao menos comigo foi assim. Eu tinha medo do assédio, medo de não conseguir me virar, medo de acontecer algo e não ter ninguém para contar.

Por conta disso, deixei de fazer muitas coisas e me senti apreensiva em boa parte da minha primeira viagem sozinha. Na época, eu não tinha os recursos disponibilizados hoje para mulheres que querem viajar sozinhas. No entanto, vocês sim.

Por exemplo, o M pelo Mundo e o Asas Abertas estão promovendo o Workshop “Viaje, Mulher!”, no dia 23 de março, em São Paulo, que oferece técnicas sobre como lidar com o medo e ainda ajuda a mulherada a programar e planejar a viagem de forma econômica e simples.

Além disso, a Woman Trip, o M pelo Mundo e a Academia Empodere-se, estão promovendo, em São Paulo, um curso de defesa pessoal gratuito para mulheres que viajam sozinhas. Certamente, estes dois projetos poderão ser essenciais para quem quer viajar com mais confiança e tranquilidade.

Luxo não garante segurança ou uma boa viagem

A ideia de que um hotel cinco estrelas e um bom restaurante podem lhe proporcionar uma viagem incrível, não é necessariamente verdade. A gente ainda usa muito a questão financeira para postergar a viagem.

“Não tenho dinheiro, não posso viajar”.

Vou ser muito sincera. Boa parte dos viajantes, eu me incluo entre eles, pega a estrada com muito pouco dinheiro. Pergunte para qualquer um se vale a pena. Certamente, as respostas serão sim. Você perceberá que pouca grana não faz a viagem ser ruim. Muito pelo contrário. O pouco recurso nos faz dar valor para outras questões, como pessoas, paisagens e momentos.

Você não precisa estar completamente só (mas se quiser pode)

A temida e menosprezada, solitude. Você perceberá durante a viagem que só ficará sozinha se realmente quiser. Essa é uma verdade irrefutável, principalmente, se você se hospedar em hostel, onde há viajantes do mundo todo querendo compartilhar experiências.

Durante a viagem, você também perceberá que a coitada da solitude é menosprezada demais. Ela é ótimo. Ela pode nos proporcionar momentos incríveis de contato com nós mesmos. Aproveita estes momentos, mas se não quiser tudo bem. Você sempre terá a opção de conhecer novas pessoas.

Ouça sua intuição, pois ela é sua melhor amiga

Um dos conselhos que não ouvi antes de viajar sozinha pela primeira vez é sobre a necessidade de ouvir minha intuição. Hoje sei que poderia ter evitado tantas coisas. Enfim, a gente aprende com erros, não é mesmo?

Como mencionei, meus erros me trouxeram até aqui para te dizer: ouça sua intuição, mas não confunda ela com o medo. O medo vai paralisar e te impedir de fazer muitas coisas. Sua intuição vai aconselhar e te orientar para a melhor decisão.

Você não vai precisar de tudo que pretende levar

Lembro de levar quase todo meu guarda-roupa dentro de uma mochila cargueiro e sofrer com o peso. Eu justificava todos os meus pertences com: “vai que eu precise em algum momento”. Conclusão: não precisei da maioria das coisas que levei.

Seja minimalista no momento de fazer a mala. Você não precisará de muita coisa. No entanto, no momento de fazer a mala, você vai justificar o uso para cada roupa e objeto. É neste momento que você precisará lembrar do peso que terá que carregar e como isso pode ser desconfortável. Seja leve, seja minimalista ao fazer sua bagagem.

Por fim, um último conselho para quem quer viajar sozinha pela primeira vez é: se apoie em outras mulheres. Leia relatos de mulheres viajantes, entre em grupos no Facebook. Todas nós queremos ser livres para viajar com tranquilidade e segurança e queremos isso para você também. Lembrando que no M pelo Mundo, site de viagem para mulheres, você pode encontrar muitas dicas e informações.

Compartilhe:

Autor: Nathalia Marques

Jornalista que viaja e escreve sobre as coisas. Ela já trabalhou em diversos veículos, mas foi como repórter de turismo que encontrou sua paixão. Em 2015, decidiu juntar empoderamento feminino, viagem e jornalismo para criar o M pelo Mundo, site de viagem para mulheres.

Termos da rede:

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do usuário Nathalia Marques da Rede Catraca.

O Catraca Livre disponibiliza espaço no site para que qualquer interessado possa contribuir com cidades mais acolhedoras, educadas e criativas, sempre respeitando a diversidade de opiniões.

As informações acima são de responsabilidade do autor e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

1 / 8
1
03:31
Conheça o Embalse El Yeso, na Cordilheira dos Andes
Perfeito tanto para quem passará várias dias em Santiago, ou até mesmo para quem terá uma passagem breve pela cidade, …
2
02:49
A lama de Brumadinho respinga no governo do Bolsonaro
3
02:25
9 lugares incríveis para visitar de graça em Belo Horizonte
O Circuito Liberdade é um grande complexo cultural localizado em Belo Horizonte. Prédios públicos ganharam novos usos para hospedar arte …
4
01:49
9 lugares com uma vista incrível no Rio de Janeiro para você fotografar
Conheça 9 lugares incríveis e de graça para você curtir as paisagens do Rio de Janeiro e ainda tirar fotos …
5
01:40
Os destinos gastronômicos favoritos dos foodies
Torres de queijo, banquinhos de chocolate e sushis gigantescos. Prepare-se para comer com os olhos com os destinos gastronômicos mais …
6
01:38
Hostel em Tóquio tem quartos em prateleira de livros
Um hostel no Japão tem uma proposta bem diferente: fazer com que os seus visitantes durmam entre os livros
7
01:29
10 itens mais estranhos apreendidos nos aeroportos dos EUA
A lista inclui algumas peças de arte bizarras feitas com granadas (sem poder de explosão), uma foice e até um …
8
43s
The Great LEGO Race
A montanha-russa de realidade virtual é a primeira feita para crianças e conta com mini figuras de Lego, uma prancha …