Vídeo em timelapse mostra versão inusitada de Ibitipoca

Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta

Ex-publicitário, videomaker e fotógrafo, o paulista Gustavo Massola largou a vida das pranchetas e das planilhas de sua extinta agência de publicidade para encarar desafios mais profundos, em rincões do Brasil que ainda não estão na lista dos endereços mais cobiçados de viajantes.

Inspirado em suas viagens Brasil afora (e adentro), Massola criou o projeto ‘Imersões Noturnas’, um registro fotográfico que gerou um vídeo imersivo que reconstrói o clima vivido por ele, em locais como o Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais.

Vista do céu no Parque Estadual do Ibitipoca (Fotos: Gustavo Massola)

O primeiro vídeo produzido para a série foi realizado no Parque Estadual do Ibitipoca, onde foram capturadas imagens impressionantes dos ambientes naturais da região com técnicas de timelapse e astrofotografia.

Esse parque do sul de Minas, nos municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, se localiza na Zona da Mata e possui área aproximada de 1.488 hectares.  Considerado um dos parques mais visitados daquele estado, o local abriga trilhas que dão acesso a cachoeiras, penhascos e grutas.

Para esse trabalho, Massola passou nove dias em Ibitipoca, “mergulhando à noite e editando de dia numa pensão na vila”, além de outros 4 dias de finalização e ajuste fino das imagens. No total, foram feitas cerca de 8 mil fotos, totalizando 160 GB, e uma sequência de perrengues como quedas no escuro, acampamento em áreas de felinos e refúgio na caverna que aparece no vídeo, durante cinco tempestades simultâneas.

No projeto, Gustavo Massola tem programado realizar imersões em outras áreas isoladas e distantes de grandes centros urbanos como o PETAR, parque de cavernas no interior de São Paulo, Monte Roraima (Roraima) e Terra Ronca (Goiás).