Vídeo: Uma fábrica de chocolates realmente fantástica

Por: Alessandra Petraglia

O Catraca Livre viajou até Colônia, na Alemanha, para conhecer uma fantástica fábrica de chocolates. É a Schokoladenmuseum. O espaço conta com uma das linhas de produção da marca suíça Lindt e também um museu que explora a história do cacau no mundo.

Todas as etapas de fabricação do produto podem ser visitadas pelo público, desde a separação das sementes de cacau, até a transformação do chocolate ao leite em barras, trufas e bombons. Uma máquina de teste de qualidade também oferece amostra para o público. Você pode testar 1,2,3,…vezes.

No mesmo ambiente, há uma fonte de 200kg de chocolate Lindt quente e líquido que impressiona por sua imponência e, principalmente, pelo fato de contar com uma funcionária simpática que mergulha waffles crocantes no líquido e oferece para degustação. Você poder degustar 1,2,3…vezes.

Há também uma área dedicada a produção artesanal de produtos. Lá você pode produzir uma barra exclusiva para levar de lembrança e devorar ao longo da viagem ou do passeio para quem não resistir.

O Museu

O local é considerado um dos pontos mais visitados da cidade, com cerca de 600.000 pessoas por ano. Além disso, o museu foi a realização de um sonho do empresário Hans Imhoff, que desde pequeno tinha o desejo de tornar-se um grande fabricante de chocolates.

As instalações mostram o surgimento, a história e a cultura do chocolate ao longo de 5.000 anos. Lá você pode conhecer como a fruta do cacaueiro, o cacau, dá origem ao chocolate e visitar uma estufa com diversas espécies da planta. Acredita-se, inclusive, que a árvore tenha surgido na região Amazônica e depois ganhado o mundo.

O museu também revela o valor religioso da fruta para civilizações antigas, como os maias e os astecas, que consideram o cacau uma moeda de troca na economia e a sua bebida um elixir dos deuses. Já na Europa do século XVIII o chocolate era um artigo de luxo, consumido pela alta aristocracia e preparado por servas especialmente treinadas para a tarefa.

Aos poucos, no decorrer do século XX, o chocolate tornou-se acessível à população, muito em função da industrialização. Suas embalagens sofisticadas podem ser encontradas ao longo da exposição. As máquinas que popularizaram o doce através da venda automática também podem ser visitadas e até testadas pelo público. É uma experiência interessante e que nos remete a um tempo histórico bem distante do atual.